Iagro e SES combatem venda e uso irregular de agrotóxicos

As equipes de fiscalização do Governo do Estado, por meio de fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), estiveram reunidas para estabelecer cronograma de fiscalizações em estabelecimentos comerciais de produtos agropecuários e cooperativas agrícolas em Mato Grosso do Sul.

Segundo o coordenador do Núcleo de Agrotóxicos da Iagro e fiscal estadual agropecuário, Carlos Eduardo Bittencourt Cardozo, as fiscalizações visam implementar procedimentos conjuntos de controle que coíbam o desvio na venda e uso de produtos registrados pela Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) e que estão sendo aplicados em cultivos agrícolas.

“Nosso trabalho tem o objetivo de minimizar os riscos de contaminação de trabalhadores rurais e o prejuízo ao meio ambiente devido à utilização de produtos sem recomendação validada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [Mapa], Ibama e Anvisa”, completa.

Carlos conta que, frequentemente, fiscais da Iagro tem identificado a venda irregular de produtos sem registro no Mapa por revendas e cooperativas agrícolas, bem como indústrias, para utilização na agricultura visando o controle de lesma e caracóis. Problemas com ataque destas pragas, em cultivo agrícola, tem se intensificado gerando prejuízos para a produção agrícola, com a diminuição de estande e dificuldades na operação de máquinas colhedoras.

A previsão é que os trabalhos de fiscalizações iniciem, no final deste mês, com envolvimento de 25 fiscais estaduais agropecuários, engenheiros agrônomos, da Iagro e seis fiscais da Vigilância em Saúde Ambiental, da SES.

As ações de controle alcançarão as revendas agropecuárias, cooperativas agrícolas e estabelecimentos industriais fabricantes de saneantes domissanitários de uso restrito.

(Visited 15 times, 1 visits today)

Comentários

comentários

Editorial
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!