19 de Abril de 2024

Região do Anhanduizinho recebe segunda etapa da operação Mosquito Zero

Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2020 - 04:26 | Redação

imagem
Região do Anhanduizinho recebe segunda etapa da operação Mosquito Zero

Até o dia 11 de fevereiro, aproximadamente 280 servidores estarão mobilizados, atuando no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti  – transmissor da dengue, zika e chikungunya – na região do Anhanduízinho, que recebe a segunda etapa da operação “Mosquito Zero – É matar ou morrer”. Seis pontos de coleta estão sendo disponibilizados em diferentes locais para que os moradores possam fazer o descarte de materiais inservíveis de grande volume, como sofás, geladeiras e televisores, dentre outros móveis e eletrodomésticos.

A exemplo da primeira etapa, realizada na região Imbirussu, os trabalhos contemplarão a limpeza de terrenos públicos, transporte de materiais inservíveis descartados, alocação pontual e temporária dos descartes em locais previamente definidos, fiscalização e autuação de descartes irregulares, visita às casas pelos agentes de combate às endemias para detecção de focos, limpeza, orientação e conscientização da população sobre os riscos e consequências das doenças transmitidas pelo mosquito.

“Obtivemos um resultado positivo na primeira etapa e certamente nessa região não será diferente. Estamos empenhados, fazendo nossa parte, mas é preciso a colaboração de todos. Desta forma, vamos conseguir reduzir significativamente a quantidade de focos nestes locais e, assim, evitar que as pessoas fiquem doentes e, consequentemente, tenham a necessidade de buscar atendimento médico”, destacou o prefeito Marquinhos Trad.

Na região Imbirussu foram mais de 4,1 mil imóveis inspecionados, 2,3 mil depósitos e 300 focos eliminados, além de aproximadamente 2,5 mil toneladas de materiais inservíveis recolhidos pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).

O secretário de Saúde José Mauro Filho lembrou que as ações de prevenção devem ser permanentes e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), tem intensificado as ações de enfrentamento ao mosquito desde o fim do ano passado, antecipando a chegada dos períodos críticos de chuva e calor.

“Esse é um trabalho diário, mas que exige muito da participação da população. Somente a SESAU agindo não dá conta. Por isso nós recorremos as demais secretarias para que a gente pudesse unir as forçar e atuar de maneira mais efetiva. Essa megaoperação é um reflexo da união da gestão em prol de um bem comum que é proteger a nossa população dos riscos do mosquito. Por isso precisamos agradecer a cada secretaria pela parceria e envolvimento  neste trabalho”, complementa.

Além de inspeções em residências, é feita a vistoria em pontos estratégicos, áreas consideradas de maior risco de proliferação de mosquito e que exigem um trabalho específico, a exemplo de borracharias, oficinas mecânicas, pontos de recicláveis, construções, casas e construções abandonadas.

Durante as visitas, os profissionais de saúde orientam os munícipes a seguirem os cuidados necessários: nunca deixar ao ar livre qualquer recipiente propenso a acumular água, manter a limpeza de terrenos e quintais em dia, instalar telas nas janelas, colocar areia até a borda dos vasos de planta, manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, acondicionar pneus em locais cobertos, limpar e trocar a água de bebedouros de animais, proteger ralos pouco usados com tela ou jogar água sanitária.

Pontos de descarte

Nesta etapa o número de pontos de descarte foi ampliado de quatro para seis, o que consequentemente facilitará o acesso dos moradores da região.

Área 01: R. Catiguá com R. Medrado e R. Maria de Lurdes Vieira de Almeida – Bairro Centro-Oeste. Área 02: R. Iemanjá com R. Tumbergia e R Gerbera – Bairro Aero Rancho. Área 03: Av. Sen. Filinto Muller com Rua Gabriel Abrão – Bairro Parati. Área 04: R. Elvira Pacheco Sampaio com R. Belmira com R. Julia Pereira de Souza – Bairro Alves Pereira Área 05: R. Dom Fernandes Sardinha com R. Benedito Viana com R. Aristides Lobo – Bairro Los Angeles Área 06: R. Antônio Carlos Esporotto com R. Dario Anhaia Filho – Bairro Lageado

Cronograma

A expectativa é de que até abril as sete regiões de Campo Grande tenham recebido uma ação semelhante, conforme cronograma pré-definido.

  • 1ª Semana – Imbirussu.
  • 2ª Semana –  Anhanduizinho.
  • 3ª Semana –  Bandeira.
  • 4ª Semana –  Prosa.
  • 5ª Semana – Lagoa.
  • 6ª Semana – Segredo.
  • 7ª Semana –  Centro.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade