16 de Abril de 2024

Trecho danificado pela chuva na Ernesto Geisel será recuperado a partir desta sexta

Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020 - 02:52 | Redação

imagem
Trecho danificado pela chuva na Ernesto Geisel será recuperado a partir desta sexta

A prefeitura de Campo Grande inicia nesta sexta-feira a recuperação das duas placas de concreto da parede de canalização da margem direita do Rio Anhanduí (sentido centro-bairro) que caíram com a força da chuva de ontem. Essa estrutura foi construída há mais de 40 anos e está sendo substituída pelos gabiões novos. Somente na quinta-feira choveu 73 mm,. O esperado para todo mês de fevereiro era de 174,2 mm.

As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, que prontamente interditaram o local, vão trabalhar na recuperação dos danos, com reerguimento das placas por meio de trilhos, para prendê-las ao barranco do rio, além da recomposição do talude de contenção. Esta mesma solução foi adotada em trechos do canal do Córrego Segredo, onde o mesmo problema aconteceu. Essa fase ainda está em finalização e depende de recursos federais, bem como de tempo favorável para sua execução.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Público Rudi Fiorese, é um trabalho complicado que dependerá bastante das condições climáticas. “Se estiver chovendo muito, não será possível, por exemplo, iniciar a movimentação de terra”, explica.

Logo após o período de chuva, este primeiro lote da revitalização e controle de enchente do Anhandui vai entrar na fase final das obras.  Nesta etapa o projeto contempla urbanização das margens, implantação do primeiro trecho da ciclovia, recapeamento das pistas laterais e reforço deste trecho do canal que foi construído há mais de 4 décadas.

A prefeitura realiza estas intervenções justamente para corrigir esse problema de transbordamento do Rio Anhandui, que se arrasta há décadas. Uma das obras mais esperadas pelos campo-grandenses, a requalificação da Avenida Ernesto Geisel voltou a ser executada em 2018, após a prefeitura recuperar os recursos alocados junto ao Ministério das Cidades e fazer a licitação.

A obra faz parte de um conjunto de ações que beneficiará diretamente os moradores dos bairros Marcos Roberto, Jockey Clube, Jardim Paulista e Vila Progresso. O cronograma de execução da obra do Anhandui vem sendo comprometido pelos frequentes atrasos na liberação de recursos federais.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade