20 de Maio de 2024

Chuvas colocam 40% das cidades em situação de emergência em SC

Sábado, 14 de Outubro de 2023 - 12:00 | Redação

imagem
Chuvas colocam 40% das cidades em situação de emergência em SC

Subiu para 118 o número de cidades no estado de Santa Catarina que decretaram situação de emergência por conta dos estragos causados pelas chuvas, de acordo com relatório da Defesa Civil estadual divulgado neste sábado (14). O número representa 40% de todos os municípios do estado.

Chuvas colocam 40% das cidades em situação de emergência em SC

O número de cidades com registros de ocorrências relacionados às chuvas se manteve em 144. A previsão do tempo indica melhora em grande parte do estado neste sábado.

Neste momento, as equipes municipais e estaduais (como Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social) focam em prestar atendimento à população afetada.

"Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal continuam prestando atendimento aos afetados", detalhou a Defesa Civil em comunicado.

O Vale do Itajaí está entre as regiões mais atingidas, com prejuízos em diversas cidades, como Taió e Rio do Sul, que ainda sofrem com os níveis recordes de alta dos rios.

Estruturas federais, como Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal também estão apoiando as ações. Até agora, 88.235 itens de assistência humanitária foram entregues pelo governo do estado a 24 municípios que solicitaram ajuda.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, ressaltou a eficácia da colaboração entre as esferas estadual e federal no enfrentamento desta crise.

"Esta operação que está sendo executada em Santa Catarina é a maior da história em termos de resposta a desastres climáticos", afirmou.

Neste sábado, o tempo se mantém firme na maior parte de Santa Catarina, apesar da grande quantidade de nuvens. Mesmo assim, o risco permanece "alto a muito alto" para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais, informa o governo do estado.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade