18 de Abril de 2024

Vetorial simula ações de emergência para eventual rompimento de barragem

Quarta-feira, 28 de Agosto de 2019 - 12:04 | Redação

imagem
Vetorial simula ações de emergência para eventual rompimento de barragem

Colaboradores da Vetorial Mineração e um total de 10 famílias que residem no entorno da área de produção da empresa participaram na manhã de hoje de simulação de evacuação com o objetivo de receber treinamento sobre como devem proceder em caso de colapso da barragem de minério de ferro. O simulado durou exatamente 19 minutos e foi acompanhado por representantes de diversas instituições.

Vetorial simula ações de emergência para eventual rompimento de barragem

A simulação integra o Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração, documento técnico elaborado pela Vetorial para atender normatização da Agência Nacional de Mineração (ANM). “Nesse plano são identificadas as situações de emergência que possam pôr em risco a integridade da barragem e estabelecidas as ações necessárias nesses casos, definindo ainda os agentes a serem notificados em tais ocorrências.

“O objetivo deste importante documento é evitar ou minimizar danos como perdas de vida, às propriedades e às comunidades a jusante no caso de um eventual sinistro”, explicou Rodrigo Xavier, diretor de mineração da empresa. Todos os procedimentos adotados na simulação, desde o comportamento dos colaboradores (próprios e terceiros) da mina Lais, bem como o da comunidade a jusante, na Zona de Autossalvamento, foram acompanhados e avaliados.

Vetorial simula ações de emergência para eventual rompimento de barragem

“Com a simulação buscamos identificar eventuais desvios, propondo ações corretivas, medimos a capacidade de atuação e agilidade para o caso de eventual sinistro, e ainda colocamos as nossas ações para análise dos entes reguladores”, acentuou Rodrigo Xavier.

Ele afirmou que o simulado é uma exigência das agências reguladoras e que a barragem possui certificação de estabilidade, estando afastada qualquer possibilidade de rompimento. “Podemos dizer, com segurança e com base em levantamentos técnicos que não existe esse risco”, argumentou.

Duração – O simulado durou 19 minutos, desde o instante em que as sirenes de alerta foram acionadas, incluindo-se nesse lapso temporal a evacuação dos funcionários e dos moradores no entorno da barragem, até a interdição da BR-262. Veículos de emergência foram utilizados pelas equipes preparadas para coordenar o plano de ação emergencial.

Todo o trabalho foi acompanhado por representantes da Defesa Civil municipal e estadual, Marinha, Exército, Ministério do Trabalho, ministérios públicos Estadual e Federal, prefeitura (Secretaria de Meio ambiente), Ibama, Imasul, Corpo de Bombeiros, Agencia Nacional de Mineração e Polícia Rodoviária Federal.

Estrutura – A Vetorial conta com 9 pontos de encontro nas Zonas de Auto-Salvamento (ZAS), que abrange a área atingida pela lama de rejeitos, identificada por meio de estudo de dam-break.

Três desses pontos estão demarcados no interior da barragem e os demais nas áreas próximas às residências que serão atingidas em eventual rompimento. O simulado aconteceu na Mina Lais, localizada a 25 km da área central de Corumbá e Ladário.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade