Azul é autuada pelo Procon por não prestar assistência a passageiros

Companhia descumpriu normas da Anac após ter dois voos cancelados

Mobilizada por passageiros que se sentiram prejudicados pela falta de atitude da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, equipe de fiscalização do Procon Estadual realizou diligência no Aeroporto Internacional de Campo Grande, constatou várias irregularidades em prejuízo dos consumidores e autuou a companhia.

Passageiros da Azul reclamam no guichê da companhia no Aeroporto de Campo Grande (Foto: Divulgação)

O problema que motivou a fiscalização do Procon Estadual se originou com o cancelamento de dois voos partindo de Campo Grande, um deles previsto para a 1h e o outro para as 2h30, não tendo a companhia aérea fornecido opções de realocação rápida e nem mesmo alimentação e hospedagem, de acordo com o que determina a resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

Ficou constatado que passageiros esperaram em fila por aproximadamente seis horas, a maioria do tempo em pé, tendo um dos gerentes da empresa alegado que as pessoas não se deslocariam da fila, por isso a dificuldade de oferecer, pelo menos, alimentação. Em conversa com os fiscais alegou ainda ter ocorrido mudanças nas normas da ANAC mas, mesmo assim, faria a “gentileza” de oferecer alimentação aos passageiros antes que houvesse possibilidade de realocação.

A presença da equipe de fiscalização chamou a atenção das pessoas, que passaram a reclamar da situação. Passageiros demonstravam inconformismo por perderem compromissos assumidos e outros alegavam que perderiam conexões, inclusive em voos internacionais.

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