29 de Março de 2024

Santander, Bradesco e Banco do Brasil são autuados pelo Procon

Sábado, 08 de Junho de 2019 - 08:24 | Redação

imagem
Santander, Bradesco e Banco do Brasil são autuados pelo Procon

Em atendimento a reclamações, em número cada vez mais crescente, de consumidores, equipes de fiscais  do Procon Estadual voltaram a realizar diligências em  várias agências bancarias de Campo Grande. Dessa vez, foram autuados os bancos Santander, Bradesco e Banco do Brasil em função do descumprimento da Lei da Fila, que estabelece tolerância máxima de 15 minutos para atendimento aos clientes.

Durante a operação foram constatados problemas recorrentes nesse tipo de atividade, ou seja, demora no atendimento à clientela, emissão de senhas em papel termossensível e desrespeito à legislação que prevê atendimento prioritário a gestantes, pessoas com crianças  no colo,  idosos, portadores de necessidades especiais e autistas.

No Santander localizado na rua Barão do Rio Branco foi constatada espera superior a uma hora para atendimento gerencial, em mesa. Para caixas também está havendo descumprimento do tempo previsto na legislação, tanto estadual como municipal, que prevê  espera de no máximo 15 minutos em dias normais, 20 no período de pagamento do funcionalismo público e militares ou, no máximo 25 em vésperas ou no dia imediatamente posterior a  feriados prolongados.

A reincidência, entretanto,  não ocorre somente nessa instituição. Em duas agências do Bradesco (avenida Calógeras e Prefeitura Municipal), onde as  fiscais do Procon Estadual também  estiveram, a situação não é diferente. A demora na espera registrada por diversos clientes da organização bancária e reclamada à equipe é sempre superior à estabelecida em Lei.

O Banco do Brasil é outra rede bancária que não está imune às irregularidades, como foi constatado na agência Cidade Morena, na rua João Pedro de Souza. O desrespeito à Lei estadual 3.530/2000 que dispõe sobre atendimento prioritário é flagrado a cada  ação de fiscalização. Além disso foi constatada a inexistência de Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes, a demora no tempo de atendimento é recorrente e, também,  ainda  expedem comprovantes ou senhas em papel termossensível.

A ocorrência da demora se torna ainda mais evidente em todas unidades bancárias nesta época em que quase todas as classes de trabalhadores estão recebendo seus vencimentos. O superintendente do Procon Estadual Marcelo Salomão disse ser inadmissível que as organizações bancarias, "mesmo sabendo que é comum haver aumento sensível de procura das  pessoas, não se aparelhem para prestar o atendimento adequado”.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade