14 de Maio de 2024

Fundo de Investimentos Culturais de MS tem prazo de inscrição prorrogado

Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2023 - 05:25 | Redação

imagem
Fundo de Investimentos Culturais de MS tem prazo de inscrição prorrogado

Foram prorrogadas as inscrições de projetos para o Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS). O edital está aberto desde 21 de dezembro de 2022 e será finalizado no dia 3 de março. Os interessados podem acessar o edital clicando aqui.

O edital visa contemplar a produção cultural sul-mato-grossense, fomentando a criação e a difusão da produção artística em sua diversidade de manifestações, com prioridade para a formação e a circulação de bens culturais por todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, como forma de ampliar o acesso à formação de novos públicos e garantir o pleno exercício dos direitos culturais. O valor dos recursos será de R$ 8 milhões.

O valor máximo por projeto será de R$ 250 mil. Os projetos deverão ser encaminhados ao FIC/MS por via postal, carta com aviso de recebimento (AR) ou por SEDEX, com aviso de recebimento (AR). As inscrições devem ser apresentadas em formulário padrão, conforme modelo estabelecido pela FCMS-FIC/MS e disponível no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br

Serão contemplados projetos nas áreas de Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo, Ópera); Artes Visuais (Plásticas, Gráficas, Fotografia, Mídias Digitais, Assemblage, Grafite, Video Arte, Desenho, Escultura, Colagem, Pintura, Instalação; Gravura: Litogravura, Xilogravura, Gravura em Metal e Congêneres), Design E Moda; Audiovisual; Artesanato; Livro, Leitura, Escrita, Literatura; Música; Patrimônio Cultural; Museus, Arquivo; Cultura Popular Tradicional, Contemporânea e de Rua; Capoeira; Gastronomia.

Projetos contemplados mudam realidades

O FIC 2021 fez o repasse em novembro aos 68 proponentes que tiveram seus projetos aprovados. A animação Curupira, do produtor audiovisual Gustavo Santana, de Fátima do Sul, foi um dos projetos financiados.

O curta-metragem de animação Curupira mostra a fauna e flora do Pantanal, a maior planície alagada do mundo, alertando para os cuidados que essa área precisa. De forma lúdica, cheia de aventuras e ação, a animação traz para todos os públicos essa lenda brasileira, muito difundida pela população da floresta e ribeirinhas.

O curta pretende ter 15 minutos de duração e será apresentado a escolas e também no Youtube. A fase de pré-produção do projeto já foi concluída, agora está em fase de animatic e em breve iniciará a animação propriamente dita.

Confira abaixo o novo cronograma do FIC

Fundo de Investimentos Culturais de MS tem prazo de inscrição prorrogado

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade