14 de Maio de 2024

Prédio da Casa do Artesão é reinaugurado após restauração

Segunda-feira, 20 de Março de 2023 - 05:11 | Redação

imagem
Prédio da Casa do Artesão é reinaugurado após restauração

Projeto do engenheiro Camilo Boni, o prédio localizado no coração de Campo Grande, na esquina da avenida Afonso Pena com a Calógeras, foi totalmente restaurado e entregue em uma grande festa na noite de ontem pelo Governo do Estado. 

Construído entre 1918 e 1923, o local foi a primeira sede do Banco do Brasil, tendo até hoje o cofre como uma das atrações, mas desde 1º de setembro de 1975 abriga a Casa do Artesão. E em 1994, a edificação foi tombada como patrimônio histórico estadual.

Prédio da Casa do Artesão é reinaugurado após restauração

No espaço, 800 artesãos expõem 3 mil produtos para comercialização. São peças de arte popular, artesanato (inclusive indígena) e produtos alimentícios típicos. Os expositores são pessoas como Jana Clara Arguello, que é designer pós-graduada em design artesanal e classificou a restauração como “maravilhosa”. 

“Essa Casa é uma conquista porque a gente a vida inteira quis que ela fosse reestruturada do jeito que está, moderna, colocando nosso artesanato em um patamar que o Brasil inteiro conhece, mas que Campo Grande não conhecia e agora vai conhecer com a Casa do Artesão”, afirmou.

Para o governador Eduardo Riedel, a restauração do prédio fortalece a economia criativa, preserva e divulga a cultura e o turismo e a história de Mato Grosso do Sul.

“É um prédio tombado há 48 anos, quase 50. Mais do que isso, é um espaço arquitetônico que remete à nossa história e um espaço da economia criativa. É uma alegria reinaugurar a Casa do Artesão depois de quase 100 anos”, destacou. Ele inaugurou a restauração ao lado da primeira-dama, Mônica Riedel.

O investimento foi de R$ 2,5 milhões de recursos do Governo do Estado. A unidade passou por restauração completa, desde instalações elétricas e hidrosanitárias, a elementos arquitetônicos, banheiros, esquadrias e pintura.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade