Apenados de Nova Alvorada do Sul serão vistoriados biometricamente

O juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, que responde pela Vara de Execução Penal do Interior, esteve em Nova Alvorada do Sul para, junto com o juiz Jessé Cruciol Jr., titular na comarca, iniciar a utilização de uma nova tecnologia: a Unidade Eletrônica de Apresentação em Juízo.

A nova ferramenta tecnológica permitirá o registro de presença dos apenados que têm a obrigação de se apresentar pessoalmente ao juízo. Na prática, o apenado não precisará mais ir até o cartório e assinar fisicamente a presença – basta colocar a digital na unidade eletrônica para que sua presença seja confirmada.

De acordo com Jessé, a unidade disponibilizada na última quinta-feira (30) evita que os apenados precisem fazer a apresentação no balcão, insiram os dados no sistema e assinem o comprovante, que precisa ser digitalizado.

“Iniciamos o cadastramento biométrico e, com essa inovação, como já acontece em Campo Grande, a apresentação dos sentenciados em liberdade condicional fica mais fácil e rápida, reduzindo o tempo de trabalho nos cartórios envolvidos na execução da demanda. Isso garante mais rapidez, transparência e fidelidade ao processo”, explica Luiz Felipe.

Conheça – O projeto-piloto da Unidade Eletrônica de Apresentação em Juízo foi iniciado em Campo Grande, em junho desse ano, e a nova solução tecnológica será implantada aos poucos nas comarcas do interior.

Pelo novo sistema, o registro é feito pelo cadastramento das digitais e a unidade faz a leitura biométrica do apenado, emitindo o comprovante de comparecimento, além de evitar filas e o envolvimento de servidores para fazer o processo manualmente.

Outra vantagem é a alimentação automática no sistema, tornando possível verificar se existe alguma pendência e, em caso positivo, indicando ao apenado a necessidade de se dirigir ao balcão de atendimento para resolver a questão.

(Visited 10 times, 1 visits today)

Comentários

comentários

Editorial
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!