09 de Maio de 2024

Venezuela solicita reunião após críticas de Lula ao pleito eleitoral do país

Embaixador venezuelano deve ser reunir nos próximos dias com Celso Amorim

Sábado, 30 de Março de 2024 - 13:30 | Redação

imagem
Venezuela solicita reunião após críticas de Lula ao pleito eleitoral do país
Nicolás Maduro (Foto: Reprodução).

O governo brasileiro terá uma reunião com o embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vadell, para tratar das eleições venezuelanas, marcadas para o dia 28 de julho. O encontro, que deve ocorrer nos próximos dias, vem após críticas de Lula e do Itamaraty ao impedimento à candidatura de Corina Yoris, principal opositora de Nicolás Maduro, presidente vigente.

A expectativa é de que o encontro, ainda sem data marcada, seja entre o embaixador e o assessor especial da presidência da República, Celso Amorim.
A embaixada da Venezuela ligou para o Palácio do Planalto na quarta-feira (27) para expressar o desejo de reunião, segundo informações da coluna de Lauro Jardim, do Globo.

O governo brasileiro havia emitido uma nota afirmando que acompanhava com "preocupação" a impossibilidade do registro da candidatura de Corina. A situação também gerou reações de outras nações.

Na quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou a situação no país como "grave". "É grave que a candidata não possa ter sido registrada. Ela não foi proibida pela Justiça, parece que tentou usar o computador e não conseguir entrar, isso causou prejuízo à candidatura. Não tem explicação jurídica, política, proibir um adversário de ser candidato. Aqui no Brasil, todo mundo sabe, todos os adversários são tratados nas mesmas condições. Aqui, é proibido proibir, a não ser que tenha restrição judicial", afirmou o petista.

Na avaliação de diplomatas do Itamaraty, o desejo da diplomacia venezuelana é o de "tentar acalmar as coisas", especialmente porque o pedido de uma reunião acontece após o governo de Maduro publicar, na terça (26), uma nota criticando o do posicionamento brasileiro.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade