19 de Abril de 2024

Sancionada a lei que desburocratiza a atuação dos advogados no Estado

Segunda-feira, 11 de Junho de 2018 - 12:47 | Redação

imagem
Sancionada a lei que desburocratiza a atuação dos advogados no Estado
Foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja na manhã de hoje no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, a lei que permite aos Advogados constituídos a autenticação de cópias de documentos em autos de procedimentos administrativos em que atuarem. De acordo com a Lei, a autenticação dos documentos pelos advogados poderá ser efetivada por meio de declaração firmada e apresentada pelos mesmos, conjuntamente com a cópia dos documentos, ou em formulário próprio do órgão, destinado a essa finalidade. Para o presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche, a lei, além de garantir celeridade aos processos, facilitará a vida dos cidadãos e advogados neste momento de crise pelo qual o Brasil está passando.
Sancionada a lei que desburocratiza a atuação dos advogados no Estado
“Esse é um projeto social. No atual momento de crise em nosso país, é uma iniciativa que desonera o cidadão do pagamento de autenticação de documentos. Isso também impacta diretamente na atividade advocatícia, porque diminui os custos dos trabalhos que serão prestados para aquelas pessoas que procuram os advogados para fazer suas defesas no âmbito administrativo", explicou Mansour. “É um projeto simples e pequeno, mas que facilita a vida das pessoas. Ele desburocratiza, agiliza e dá velocidade, e quem ganha é cidadão. Hoje foi assinado o primeiro projeto no país em âmbito estadual, que até então só existe na cidade de São Paulo. Portanto, espero que essa cópia sirva para os outros estados brasileiros, que a gente possa ser um bom exemplo. E eu não tenho dúvidas de que os 16 mil profissionais terão grandes vantagens no procedimento de rapidez e agilidade”, destacou o deputado estadual Enelvo Felini, autor do projeto de lei. O governador Reinaldo Azambuja, por sua vez, falou sobre a agilidade e desburocratização que a lei permitirá e externou a confiança da administração pública no trabalho realizado pela OAB/MS. “Quando a gente concede poderes à advocacia na autenticação desses documentos da administração pública, implementamos um meio de desburocratizar, de dar agilidade e diminuir custos, tanto ao cidadão, quanto aos advogados. Sendo uma lei única ainda a nível de estados brasileiros, é uma prova de confiança no trabalho que a advocacia realiza”, salientou.
Sancionada a lei que desburocratiza a atuação dos advogados no Estado
Também estavam presentes no ato da assinatura o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi; o procurador-geral de Mato Grosso do Sul, Adalberto Neves Miranda; o controlador-geral de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão; e a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade