19 de Maio de 2024

Semana será marcada por forte onda de calor e tempestades

Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2023 - 12:26 | Redação

imagem
Semana será marcada por forte onda de calor e tempestades

Uma nova onda de calor deve chegar ao centro-sul do Brasil nesta quarta-feira (13). De acordo com a empresa de meteorologia MetSul, uma massa de ar muito quente virá do norte da Argentina e do Paraguai para os estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, provocando temperaturas acima ou "muito acima" dos padrões desta época do ano.

Os termômetros devem disparar e alcançar marcas próximas ou acima dos 40ºC, diz a empresa. "Os maiores desvios da climatologia histórica tendem a se dar no sul do país, em particular no Rio Grande do Sul", informa a MetSul.

A temperatura mais alta prevista para esta semana na capital, Porto Alegre, pelo Climatempo é a de domingo (17): mínima de 24ºC e máxima de 37ºC. As tardes, principalmente, devem ser bastante quentes. Pode haver pancadas de chuva.

Esta é a quinta onda de calor consecutiva no país que já registrou o fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro.

Processo

“A formação da onda de calor é um processo. Ela se forma aos poucos e se nenhum outro evento faz baixar a temperatura, como uma frente fria, o calor intenso ganha força e chegamos a esses níveis”, explica Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.

A previsão é de que o calor se estenda por oito estados com as máximas mais altas no Centro-Oeste do país nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Segundo o Climatempo, ainda não há uma previsão de temperatura para todo os estados, mas as cidades de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e São Romão, no Mato Grosso devem superar os 40°C.

Na média

No restante do país, a previsão é de calor dentro da média. Faltam pouco mais de dez dias para o Verão, que começa em 22 de dezembro. Com isso, a Terra fica mais exposta ao Sol e com uma temporada de poucas chuvas há menos nuvens para impedir a passagem de tanto calor.

Ou seja, as temperaturas devem subir ao longo da semana nos demais estados, mas não como na onda de calor. Em novembro, durante a última onda, o Rio de Janeiro chegou a 42,5°C e São Paulo a 37,7°C – recordes históricos de temperatura. Segundo o Climatempo, isso não deve se repetir durante o período nesses estados.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade