24 de Abril de 2024

Bolsonaro diz não ter recuo sobre filho em embaixada

Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019 - 07:14 | Redação

imagem
Bolsonaro diz não ter recuo sobre filho em embaixada

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a Embaixada do Brasil em Washington está mantida e que não haverá "recuo". Ontem, ele havia levantado a hipótese de retirar a indicação caso não houvesse apoio no Senado para aprová-la, dizendo que não queria submeter seu filho a um "fracasso".

Bolsonaro diz não ter recuo sobre filho em embaixada

"O Eduardo vai ser apresentado ao Senado. Vai ser. Não tem recuo. É o momento certo. E o Eduardo está estudando, está se preparando. Vai ser uma sabatina em que todos vocês estarão lá, todos sem exceção. É igual urubu na carniça, né. Vai estar todo mundo lá de olho. E ele tem de fazer uma sabatina melhor até do que se fosse o Ernesto Araujo", disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

Bolsonaro disse que a formalização da indicação pode ser feita após o 7 de setembro, mas ressaltou que a data será decidida por Eduardo.

"Talvez setembro, após a semana da pátria. Essa pergunta tem de fazer ao Eduardo. Ele que vai sentir o timing. Apenas vou usar a caneta Bic", disse.

Na terça-feira, quando admitiu pela primeira vez retirar a indicação do filho, Bolsonaro havia criticado parecer da Consultoria Legislativa do Senado, que considerou que a nomeação configurava nepotismo. Ele disse que os consultores "agem de acordo com o interesse do parlamentar" que pede o parecer, e alegou que a legalidade da indicação estava baseada em uma súmula do Supremo sobre nepotismo.

A súmula, no entanto, dá margem a diferentes interpretações, já que ela admite a indicação de parentes para cargos políticos, como secretários de estados e municípios e ministros, mas não para cargos comissionados, e não especifica em qual definição se enquadra a função de embaixador.

Também na segunda, outro parecer da Consultoria Legislativa do Senado, encomendado pelo líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), não descartou que a eventual nomeação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada seja nepotismo. Segundo o técnico, a questão deve ser decidida pelos senadores, que podem entender que o caso é enquadrado em decisão do Supremo sobre nepotismo.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade