16 de Maio de 2024

Polícia Federal deflagra 17ª fase da Operação Lesa Pátria

Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023 - 04:18 | Redação

imagem
Polícia Federal deflagra 17ª fase da Operação Lesa Pátria

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (27), a 17ª fase da Operação Lesa Pátria, visando “identificar pessoas que depredaram, instigaram, financiaram e fomentaram” os atos de vandalismo ocorridos nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, durante a tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023.

Segundo os investigadores, três mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos por determinação do Supremo Tribunal Federal em São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.

Os alvos sãoAildo Francisco Lima (SP), vulgo Bahia, e Basilia Batista, ambos de São Paulo, além de Margarida Marinalva de Jesus Brito, do DF. Os dois primeiros estão presos, enquanto a terceira ainda não foi encontrada.

Bahia foi identificado como a pessoa que transmitiu uma live sentado na cadeira de Alexandre de Moraes, ministro do STF.

Já a advogada Margarida Marinalva é apontada como responsável por recolher celulares de golpistas, para que eles não fossem identificados.

Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão nesta fase da Operação Lesa Pátria estão Danilo Silva e Lima (GO), Osmar Pacheco da Silva (GO), Wanderley Zeferino da Silva (GO), Luciene Beatriz Ribeiro Cunha (MG) e Erli Antonio Fernandes (MG).

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou a Polícia Federal.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade