20 de Maio de 2024

Hospital Cassems realiza com sucesso mais um transplante de medula óssea

Esse foi o sétimo procedimento realizado pela instituição desde julho de 2022

Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2024 - 18:24 | Redação

imagem
Hospital Cassems realiza com sucesso mais um transplante de medula óssea
Pureza Barbosa Coutinho, de 59 anos, a 7ª paciente submetida a tansplante de medula óssea no Hospital Cassems (Divulgação)

O Hospital Cassems de Campo Grande realizou nesta semana, com absoluto sucesso, o 7º transplante autólogo de medula óssea desde que foi autoridao pelo Ministério da Saúde a realizar esse tipo de procedimento, em julho de 2022.

Com os olhos brilhando e um sorriso límpido, foi assim que Pureza Barbosa Coutinho, 59 anos, recebeu a notícia da sua alta, na última terça-feira (30). A beneficiária foi submetida no dia 18 de janeiro ao transplante autólogo, quando as próprias células-tronco presentes na medula do paciente são coletadas e, posteriormente, utilizadas no tratamento, ou seja, um autotransplante de medula.

Diagnosticada com mieloma múltiplo, uma neoplasia patológica que forma vários clones, invadindo a medula óssea e comprometendo a produção das outras células do sangue, Pureza fez quimioterapia por seis meses e estava internada na unidade hospitalar desde o último dia 11. 

“Uma grande etapa vencida”, definiu a hematologista e responsável pelo setor de transplante de medula óssea do Hospital Cassems de Campo Grande, Soraia Romanini. 

“Tive a felicidade de tratar a dona Pureza desde o início. Então, quando ela descobriu a doença, foi internada aos meus cuidados. Nos casos de mieloma múltiplo, quando diagnosticado, a gente já sabe se o paciente vai ser elegível ou não ao transplante. No momento do diagnóstico nós já conversamos sobre todo o planejamento terapêutico, submetido inicialmente a um tratamento quimioterápico e posteriormente ao transplante. E felizmente hoje estamos comemorando mais uma etapa do tratamento. É óbvio que ela vai continuar em acompanhamento, mas é uma vitória muito importante, de consolidação do que já foi feito”, comemorou Soraia.

Hospital Cassems realiza com sucesso mais um transplante de medula óssea
Dona Pureza, o marido Robson Coutinho e a equipe multiprofissional do Hospital Cassems: missão cumprida (Divulgação)

Para o oncologista Renato Yamada, a felicidade não é só da família. É da equipe, também. “É um procedimento muito intenso, tem muitas intercorrências. A gente fala até que o paciente nasce de novo, que é um segundo aniversário. Quem cuida dela não são só nós médicos, é uma equipe multiprofissional, com nutricionista, fisioterapeuta, e equipes de enfermagem”, explicou. 

Pureza diz ter agora uma nova família e dois aniversários. “A medula pegou, minha emoção é enorme, não consigo conter as lágrimas, toda hora que falo, eu choro. Foram dias muito difíceis, muito sofridos. Graças a Deus, vencemos. Eu me sinto muito bem para sair daqui, disposta a começar uma vida. Hoje, 30 de janeiro é meu aniversário novamente, além do aniversário em 3 de junho”, disse.

Para o marido de Pureza, Robson Coutinho, a humanização e o acolhimento que receberam foram determinantes para o sucesso do tratamento. “Uma sensação de alívio ela ter conseguido superar tudo isso, porque não é fácil, só quem passa por isso sabe", disse ele.

Para o Diretor Administrativo do Hospital Cassems de Campo Grande, Alessandro Depieri, Mato Grosso do Sul tem na unidade hospitalar uma referência no transplante de medula óssea. 

“O procedimento na unidade, além de ser pioneiro no estado de Mato Grosso do Sul, ocorre em apenas 13 outros Estados. O Hospital que realiza o transplante com uma eficiência e qualidade e o resultado se reflete nos nossos pacientes, que saem daqui renovados, com uma vida nova e com transplante muito bem-sucedido", finalizou. 

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade