19 de Abril de 2024

Projeto estabelece política nacional de prevenção ao suicídio

Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018 - 06:48 | Redação

imagem
Projeto estabelece política nacional de prevenção ao suicídio

O deputado federal Fábio Trad (PSD-MS) apresentou na Câmara Federal projeto que institui a política de prevenção ao suicídio em todo o País. A matéria estabelece diretrizes intersetoriais para o desenvolvimento de ações, políticas e atendimento à pessoa com comportamento suicida, incluindo-se aí os membros de sua família.

"Esse projeto nasceu da união de esforços de psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, juristas, sociólogos e pessoas direta e indiretamente envolvidas na questão do suicídio. Portanto, eu me orgulho de ser o autor da matéria, pois se trata de proposição bem elaborada, consistente e que vai contribuir para salvar vidas, evitando tragédias inomináveis que hoje infelizmente frequentam os lares brasileiros", disse o deputado Fábio Trad.

A promoção do debate, reflexão e conscientização sobre o tema e a participação da sociedade na aplicação e desenvolvimento de ações voltadas à prevenção do auto-extermínio também constam no texto, o que deve ocorrer a partir de programas que desenvolvam habilidades e conhecimento nas pessoas da comunidade para que identifiquem indivíduos sob risco de cometer suicídio.

O projeto também estabelece os direitos da pessoa que tentou suicídio, como acesso a serviços de saúde, de forma integral, incluindo atendimento multiprofissional e medicamentos, bem como a sua família.

Outro destaque do texto é a criação de serviço telefônico nacional, disponível vinte e quatro horas, oferecido por operadores devidamente capacitados para atenção e momentos de crise com risco de ocorrência de suicídio.

"Para isso, temos de incentivar a formação e capacitação de profissionais especializados no atendimento a pessoas que vivem em estado de profunda desesperança, vazio e perda de sentido existencial", acrescentou.

Em defesa da vida – De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016 um total de 62.804 pessoas tiraram suas vidas no País, sendo 79% delas homens e 21% mulheres. A média nacional é de 8,7 a cada 100 mil habitantes e no Mato Grosso do Sul os números são ainda piores: 13,3.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade