28 de Março de 2024

Governador decreta situação de emergência no MS

Terça-feira, 29 de Maio de 2018 - 10:46 | Redação

imagem
Governador decreta situação de emergência no MS

Para garantir a ordem pública e para que o cidadão tenha seus direitos como acesso a serviços essenciais assegurados, o governador Reinaldo Azambuja assinou nesta terça-feira decreto de Situação de Emergência, que terá vigência até que a situação seja normalizada. Também assinou o decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial (veja no final desta matéria), o secretário de Governo e Gestão Estratégica Eduardo Riedel.

O Estado já enfrenta problema de desabastecimento nos supermercados e postos de combustíveis e a suspensão de alguns serviços na área da saúde. Paralelamente, o Governo do estado divulgou nota oficial na qual informa os motivos da decretação do estado de emergência.

Nota Oficial

Considerando a continuidade da greve nacional dos caminhoneiros, apesar das inúmeras conquistas negociadas, o governador Reinaldo Azambuja assinou nesta terça-feira (29.5) Decreto declarando situação de emergência em Mato Grosso do Sul.

O movimento tem impedido a livre circulação de mercadorias. Nos últimos dias, apenas dois caminhões de carga conseguiram entrar no estado. Trinta Municípios já estão sem combustível e a tendência é de que o quadro de desabastecimento se estenda para outras cidades.

As Santa Casas de Campo Grande e Corumbá e outras unidades hospitalares suspenderam as cirurgias eletivas. É grande o risco de desabastecimento do Estado de produtos essenciais como remédios e insumos da área da saúde, alimentos, gás e combustíveis, e de morte de aves e suínos por falta de ração.

Sem matéria-prima e condições de transporte dos produtos para o mercado consumidor, as indústrias de Mato Grosso do Sul pararam, conforme informações do setor produtivo, resultando em prejuízo estimado de R$ 100 milhões por dia. As indústrias empregam mais de 120 mil trabalhadores em Mato Grosso do Sul.

O Governo do Estado não discute a legitimidade do movimento dos caminhoneiros, mas está tomando as medidas necessárias para proteger a população . Não é possível permitir que a redução dos estoques coloque em risco os direitos básicos da população e a vida das pessoas .

Campo Grande - MS, 29 de Maio de 2018.

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Clique aqui e veja o decreto.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade