18 de Abril de 2024

Iniciadas as obras do corredor de ônibus da Avenida Marechal Deodoro

Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021 - 13:00 | Redação

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Iniciadas as obras do corredor de ônibus da Avenida Marechal Deodoro

A prefeitura de Campo Grande iniciou obra de drenagem e remoção (fresagem) do pavimento antigo na Avenida Marechal Deodoro, último braço do corredor sudoeste do transporte coletivo. Será a ligação do terminal Aero Rancho com o Centro da cidade, passando pelo Terminal Bandeirantes.

O projeto prevê a implantação de 1,1 quilômetro de drenagem e a execução de 5,5 quilômetros de recapeamento, além da implantação de quatro estações de pré-embarque.

Iniciadas as obras do corredor de ônibus da Avenida Marechal Deodoro

A faixa exclusiva para ônibus será implantada a partir da rotatória com as avenidas Bandeirantes e Manoel da Costa Lima. As estações de pré-embarque serão implantadas entre as ruas Tabira e Visconde de Suassuna; entre a Avenida  Panambi Vera e a  Rua Guaraí; e entre as ruas Roney Paim Malheiros e Tenente Antônio João Ribeiro. A última estação será entre as ruas Eduardo Contar e Túlio Alves Quito.

A Avenida Marechal Deodoro e seu prolongamento, a Avenida Hunter Hans, que até os anos 1980 era o trecho urbano da BR-060,  serve de linha divisória de duas regiões urbanas da cidade: Lagoa e Anhaduizinho, onde somente dois bairros – Aero Rancho e Coophavila 2 – têm mais de 50 mil habitantes.

Os dois primeiros braços do Corredor Sudoeste do transporte coletivo já estão quase prontos. No trecho Guia Lopes/Brilhante já foi feita as sinalizações horizontal e vertical, os semáforos estão instalados e a partir de março será concluída a implantação das  estações programadas para o trecho de 2,2 quilômetros.

Os 3,8 quilômetros da Bandeirantes estão recapeados, haverá a instalação de 7 estações e implantados mais 800 metros de drenagem na Rua Salim Maluf, captando as águas pluviais desde a Avenida Joaquim Dornellas e, dessa forma, eliminando ponto de alagamento na Rua Brilhante.

Outros corredores

A Rua Bahia, primeira etapa do Corredor Norte, já está recapeada. O corredor vai ligar o Centro da cidade, a partir do cruzamento com a Avenida Afonso Pena, aos terminais General Osório e Nova Bahia. Foi executado trecho de 146 metros de drenagem na rua Eduardo Santos Pereira, que capta a enxurrada da rua Rio Grande do Sul escoada pela tubulação implantada na Rua Bahia, para onde estão planejadas 4 estações de pré-embarque, além de nova sinalização.

Está sendo preparada a licitação da segunda etapa do Corredor Sul, programada para a Avenida Calógeras, que será recapeada em toda sua extensão, obra orçada em R$ 9,2 milhões. Além da faixa exclusiva de ônibus, o projeto contempla uma ciclovia no trecho entre as avenidas Afonso Pena e Salgado Filho.

Está em licitação a revitalização da rua Rui Barbosa, que terá um corredor de ônibus entre as avenidas Fernando Correa da Costa e Mato Grosso. O projeto prevê novo paisagismo, arborização, calçadas, câmeras de monitoramento e sinal de wi-fi no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Cândido Mariano, além do recapeamento dos 7,3 quilômetros de extensão da que começa perto da Universidade Federal (onde tem o nome de Montese) e termina na confluência com a Avenida Rachid Neder.

Os corredores de transporte estão previstos no plano municipal de mobilidade urbana em vigor desde 2015. São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (Região Sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (Região Norte), passando pelo Centro da cidade. O Corredor Sudoeste, como já foi mencionado, liga os terminais Aero Rancho e Bandeirantes ao Centro da cidade.

Segundo os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, com as pistas exclusivas os ônibus deixam de disputar espaço no trânsito com os demais veículos,. A expectativa é aumentar em até 62% a velocidade média (de 16 para 25 km/h) dos coletivos. O resultado será tempo de espera menor para o usuário, sem necessidade de aumentar a frota, o que encarece o custo final da tarifa.

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