20 de Abril de 2024

Marquinhos Trad usa dinheiro da Saúde para pagar salários

Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2020 - 02:00 | Redação

imagem
Marquinhos Trad usa dinheiro da Saúde para pagar salários

Depois de passar praticamente todo o ano de 2020 se socorrendo a refis para bancar os custos com a máquina pública, o prefeito Marquinhos Trad inicia o mês de dezembro focado na busca de recursos para honrar com o 13º salário dos servidores. Para tanto, praticamente “raspou o tacho” ao canalizar para o pagamento da gratificação natalina até dinheiro da Saúde, mesmo diante do preocupante aumento do número de infectados pela Covid-19 em Campo Grande.

Há ao menos 15 dias o prefeito Marquinhos Trad e o secretário municipal de Planejamento e Finanças Pedro Pedrossian Neto vêm assinando decretos remanejando recursos de diversas outras secretarias e do Fundo Municipal da Saúde para “atender despesas com pessoal e encargos sociais” da folha de pagamento.

O chefe do Executivo se vale de autorização da Câmara Municipal para remanejar até 5% dos recursos orçamentários sem a necessidade de prestar contas ao Poder Legislativo. No dia 23 de novembro foi publicado no Diário Oficial do Município o Decreto 14.526, que retira do Fundo Municipal de Saúde e da Secretaria de Planejamento e Finanças o total de R$ 49.746.000,00 para o pagamento de salários.

Já na edição do dia 30 de novembro do Diário Oficial foi publicado outro decreto, o de número 14.539, retirando do Fundo Municipal da Saúde, Planurb e da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (AMHASF) mais R$ 8.652.000,00 para o pagamento de salários. As duas operações totalizam 58.398.000,00.

Ainda não se sabe se o dinheiro foi utilizado para o pagamento dos salários referentes a novembro, cujo montante foi liberado aos servidores na última quarta-feira, dia 2, ou se será destinado à quitação da gratificação natalina, que acontece no dia 16 de dezembro, segundo anunciou o prefeito Marquinhos Trad.

Marquinhos Trad usa dinheiro da Saúde para pagar salários

Remanejamento e pandemia

Ao ser questionado pela jornalista Gabi Couto, da CBN, a respeito dos decretos que retiram dinheiro da Saúde em plena segunda onda da pandemia do novo coronavírus para cobrir a folha salarial, Pedro Pedrossian Neto se justificou da seguinte maneira: “Para pagar a folha da própria Saúde. Você combate a pandemia fazendo o que? Contratando o que? Médicos, enfermeiros, profissionais da Saúde. É para isso que está sendo destinados os recursos. Gostaria de saber, se combate a pandemia como”?

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, a folha salarial da pasta gira em torno de 30 milhões.

Marquinhos Trad usa dinheiro da Saúde para pagar salários

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade