18 de Abril de 2024

Obras no lago do Parque das Nações Indígenas devem terminar em 30 dias

Terça-feira, 28 de Julho de 2020 - 03:54 | Redação

imagem
Obras no lago do Parque das Nações Indígenas devem terminar em 30 dias

As obras de recuperação do gabião e reforma no deck do lago do Parque das Nações Indígenas devem ser concluídas em 30 dias. Essa foi a informação dada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) em vistoria realizada na manhã de ontem pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

A vistoria foi acompanhada pelo diretor-presidente da Agesul, Luís Roberto Martins de Araújo, pelos engenheiros Fiscais Gildson Arimura Arima e Rafael Monteiro, também da Agesul, além do diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges.

Obras no lago do Parque das Nações Indígenas devem terminar em 30 dias

As obras em andamento contemplam a recuperação do gabião (estrutura de tela e pedras) que sustenta parte da barragem do lago principal do Parque das Nações Indígenas, a contenção das cabeceiras de duas pontes de concreto e a reforma do deck.

De acordo com o secretário, “a recomposição da estrutura do gabião na barragem do lago principal tem por objetivo estabilizar a estrutura e impedir a continuidade do desprendimento das pedras. O nível de água no lago só deve voltar à normalidade conforme o andamento das obras”.

Nas pontes está prevista a recomposição das estruturas de contenção das cabeceiras, conforme projeto original, incluindo o aterro de proteção dos blocos de fundação, a execução de uma estrutura em gabião para conter o solo que recobre os elementos de fundação e, por fim, o aterro sobre os elementos de fundação.

Também está em fase final as obras de reconstrução da passarela que permitirá a contemplação do monumento do Cavaleiro Guaicuru, no lago principal do Parque das Nações Indígenas. A antiga estrutura de madeira foi retirada e outra totalmente nova está sendo erguida, com 14 metros de extensão desde a margem do lago e, ao se aproximar da ilha em que está o Cavaleiro Guaicuru, abre-se em Y com 5 metros de extensão para cada lado, permitindo que as pessoas tenham a visão completa do monumento.

Haverá intervenção na cabeceira da microbacia do córrego Prosa, nas nascentes dos córregos Joaquim Português e Desbarrancado, e preparada a etapa de desassoreamento do lago principal, realizada junto com a prefeitura de Campo Grande.

Por fim, o secretário Jaime Verruck informou que foi autorizada na última semana a abertura de processo licitatório, pela Agesul, para a realização das obras de drenagem na Avenida do Poeta com a Joaquim Português, bem como a recomposição do córrego Joaquim Português, que tem a nascente no Parque das Nações Indígenas. “Essa é uma das obras de responsabilidade do Governo do Estado que anunciamos no ano passado e que seguem conforme o cronograma”, finalizou.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade