20 de Maio de 2024

Escultura de Manoel de Barros conta com câmera de segurança e será revitalizada

Quinta-feira, 17 de Junho de 2021 - 04:20 | Redação

imagem
Escultura de Manoel de Barros conta com câmera de segurança e será revitalizada

Inaugurada em 2017, a escultura com a imagem do poeta sul-matogrossense Manoel de Barros amanheceu em abril deste ano vandalizada, sem o pé esquerdo. Para preservar a obra, que será revitalizada, a Fundação de Cultura de MS já garantiu que uma das câmeras de vigilância da avenida seja direcionada para o local.

“Ela já vinha sendo vandalizada sistematicamente há algum tempo”, diz o artista plástico Ique Woitdchach, autor da escultura. Na última visita que o artista campo-grandense fez a peça, já tinha constatado fissuras nos óculos, e amassados na face do Manoel. “Antes estavam usando marretas, mas agora amputaram a escultura de forma violenta, cruel e destemida”, desabafou.

Escultura de Manoel de Barros conta com câmera de segurança e será revitalizada

Para consertar o estrago feito à estátua, o artista vai precisar refazer a modelagem e a fundição do pé esquerdo no Rio de Janeiro. Os óculos do poeta também precisão ser trocados e a face retocada. Convidado pela Fundação de Cultura do Estado para vistoriar a obra, Ique disse que está otimista com o empenho do presidente da instituição, Gustavo Cegonha, na restauração.

Durante o encontro com participação da SECTUR (Secretaria de cultura e turismo do município), discutiu-se inclusive a possibilidade de realizar algumas mudanças no espaço, para deixar o “jardim do Manoel” ainda mais atrativo e seguro.

Para preservar a obra que retrata o poeta mais querido dos sul-mato-grossenses, a Fundação já garantiu que uma das câmeras de vigilância da avenida seja direcionada para o local. Desde a semana passada o sistema está em funcionamento.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade