20 de Maio de 2024

Governo estuda medidas para combater racismo no esporte

Segunda-feira, 19 de Junho de 2023 - 14:00 | Redação

imagem
Governo estuda medidas para combater racismo no esporte

Após o registro de mais um episódio de racismo no futebol no último sábado (17), em amistoso da seleção brasileira contra a Guiné, na Espanha, o governo federal, por meio do Ministério do Esporte, publicou nesta segunda-feira (19), portaria que cria grupo de trabalho para a elaboração de um plano de ação para combate ao racismo nas áreas de esporte e lazer.

A medida pretende reunir representantes da sociedade, empresas públicas e entidades governamentais indicados pelos Ministérios da Igualdade Racial e Justiça e Segurança Pública.

Governo estuda medidas para combater racismo no esporte

Em 45 dias, o grupo, coordenado pela Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Esporte, deverá apresentar proposta de um plano de ação.

Entre as ações que o plano deve conter estão políticas de combate ao racismo, inclusão da população negra nos esportes e formas para estabelecer um diálogo intersetorial para debater o tema.

Apesar de ter sido marcado por manifestações antirracistas, o jogo Brasil x Guiné do último sábado foi precedido por caso de racismo relatado por Felipe Silveira, assessor pessoal e amigo do jogador Vini Jr.

Segundo relato de Silveira, após passar pela roleta de entrada no estádio, ele foi abordado por um segurança que teria apontado uma banana  e dito "mãos para cima, essa daqui é minha pistola para você".

Críticas duras

A Embaixada do Brasil na Espanha fez críticas duras ao governo espanhol sobre os atos racistas sofridos pelo jogador Vini Jr. no mês passado, naquele país.

Um telegrama diplomático da Embaixada enviado ao departamento do Itamaraty que trata de Europa apontou um “quadro de inércia” daquele país em coibir os crimes racistas, e sugeriu que “delinquentes racistas se sentem autorizados”.

O documento é do dia 22 de maio. Na véspera, Vini Jr. havia sido alvo de novas ofensas racistas em Valência, num jogo de futebol entre Real Madri e o time da cidade. O atleta foi chamado de “macaco” e, depois de alertar o juiz apontando para os racistas, foi expulso da partida.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade