29 de Março de 2024

Mercosul causou danos ao Brasil nas últimas décadas, diz Guedes

Quarta-feira, 09 de Junho de 2021 - 04:08 | Redação

imagem
Mercosul causou danos ao Brasil nas últimas décadas, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a participação no Mercosul tem sido prejudicial ao Brasil. Segundo ele, a associação ao bloco travou a ampliação de mercados pelo país.

"Estarmos unidos [no Mercosul] causou danos ao Brasil nos últimos 30 anos. O Brasil está comercializando menos com nossos parceiros do Mercosul hoje do que há 20 anos. Foi uma armadilha. Impediu o Brasil de se engajar numa integração industrial mais produtiva nas cadeias globais", afirmou durante conferência virtual do Bradesco BBI em Londres.

Mercosul causou danos ao Brasil nas últimas décadas, diz Guedes

Guedes destacou que o Brasil pretende reduzir "unilateralmente" as tarifas de importação. "E também falando com nossos amigos do Mercosul, porque nós queremos ter uma flexibilização e modernização no Mercosul", disse. 

O ministro voltou a defender a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e afirmou que o governo está adotando todas as medidas para se adequar às regras exigidas para o bloco. 

Criada em 1961 e com sede em Paris, a OCDE é uma organização internacional formada por 36 países, incluindo algumas das principais economias desenvolvidas do mundo, como Estados Unidos, Japão e países da União Europeia. É vista como um “clube dos ricos”, mas também tem entre seus membros economias emergentes latino-americanas, como México, Chile e Colômbia. 

Questões ambientais

Durante sua fala na conferência, Paulo Guedes afirmou que está claro para o governo que o futuro é digital e verde, mas reconheceu que o Brasil enfrenta problemas na área ambiental. Ele disse também que o governo federal tem mantido contato próximo com o enviado presidencial para o clima do governo dos Estados Unidos (EUA), John Kerry. Os EUA passaram a liderar o debate sobre meio ambiente na esfera internacional.

"É verdade que temos problemas com desmatamento florestal, com ocupação ilegal de terras, e estamos muito alertas a isso. Nos últimos três meses, temos mantido contato estreito com o senhor Kerry, que é o homem indicado pelo presidente [dos EUA, Joe] Biden para tratar de questões ambientais com o Brasil".

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade