26 de Abril de 2024

Justiça de Ribas manda excluir de redes sociais fake news contra o candidato João Alfredo

Sábado, 17 de Outubro de 2020 - 15:00 | Redação

imagem
Justiça de Ribas manda excluir de redes sociais fake news contra o candidato João Alfredo

A Justiça Eleitoral de Ribas do Rio Pardo determinou a exclusão de fake news publicadas no Facebook por adversários do candidato a prefeito João Alfredo Danieze, líder nas pesquisas eleitorais no município. As postagens foram feitas por correligionários do também candidato Zé Cabelo, um deles postulante a uma vaga na Câmara Municipal. A multa em caso de descumprimento é de R$ 500,00 por dia.

A decisão de exclusão das postagens é do juiz eleitoral Idail de Toni Filho, que acatou representação formulada por João Alfredo contra a candidata a vereadora  Liliane Benga Alves e José Alves de Oliveira, o “Zé da Calha”, que estava ajudando a disseminar as notícias falsas também em grupos de WhatsApp. Para o magistrado, a propaganda eleitoral negativa dos posts “possui nítido caráter eleitoreiro e ofensivo, inclusive quando associa sua imagem à conduta de crime tipificado na legislação penal”.

Nas publicações, Liliane Benga afirma que na condição de prefeito João Alfredo implantará a ideologia de gênero nas escolas, tendo como secretário de Educação o professor Lucas Lopes. Além de negar ter interesse no cargo, ele registrou Boletim de Ocorrência contra Zé da Calha na Delegacia de Polícia, no dia 13 de outubro.

O advogado da Coligação de João Alfredo – “Trabalho, Transparência e Participação” –, Guilherme Tabosa, disse que as ofensas já foram encaminhadas para a Justiça Eleitoral por potencial crime de calúnia, difamação, homofobia e distribuição de informações falsas.

Por sua vez, João Alfredo lamentou os ataques e a disseminação das fake news e disse que irá manter o alto nível de sua campanha, com a apresentação de propostas e discussão de ideias.

Justiça de Ribas manda excluir de redes sociais fake news contra o candidato João Alfredo

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade