25 de Abril de 2024

Greve mantém fechadas agências do Banco do Brasil na próxima sexta-feira

Terça-feira, 26 de Janeiro de 2021 - 11:40 | Redação

imagem
Greve mantém fechadas agências do Banco do Brasil na próxima sexta-feira

Em protesto contra o plano da direção do Banco do Brasil de desativar dezenas de unidades por todo o Brasil sob o argumento de que a medida vai gerar economia, funcionários do Banco do Brasil anunciaram greve geral de 24 horas na próxima sexta-feira, 29, em todo o País. Em Campo Grande e região, a medida atinge 50 unidades da instituição e mobiliza 1.090 trabalhadores.

O programa de reestruturação do Banco do Brasil foi anunciado no dia 11 de janeiro e desde então sindicatos dos bancários e a federação dos trabalhadores vêm negociando com a direção da instituição, inclusive com a intermediação do Ministério Público do Trabalho – MPT.

Trabalhadores e diretores do banco não chegaram a nenhum acordo e ontem, por meio de assembléias virtuais em todo o País, os funcionários aprovaram a greve. Foram 89,19% votos a favor e 8,11% contra a paralisação. Houve 2,70% de abstenção.

O plano de reestruturação prevê o fechamento de 361 unidades de atendimento e o desligamento voluntário de até 5 mil funcionários. Um total de 243 agências serão convertidas em postos.

O PDV prevê duas modalidades de desligamento: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), para o que a direção do banco considera excessos nas unidades; e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), para todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos.

O banco também quer fazer mudanças no atual modelo e remuneração dos caixas executivos, que deixariam de ter a gratificação permanente a passariam a ter uma gratificação proporcional apenas aos dias de atuação, se houver.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade