18 de Maio de 2024

PGE-MS firma parceria com UFMS e Fundect para colaboração em tecnologias de automação

Sexta-feira, 28 de Outubro de 2022 - 08:00 | Redação

imagem
PGE-MS firma parceria com UFMS e Fundect para colaboração em tecnologias de automação

Na busca de melhores resultados e maior eficiência administrativa, a PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado) firmou nesta quinta-feira (27) no auditório da Governadoria do Estado uma parceria com UFMS (Universidade Federal de MS), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de MS) e Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) para intercâmbio de informações, know-how e colaboração mútua em tecnologias de automação.

O intuito é auxiliar os procuradores do Estado em atividades burocráticas, como a alimentação de informações nos sistemas, otimizando processos de trabalho por meio da automação robótica de processos, que é um campo de estudos da IA (Inteligência Artificial), tecnologia que permite a sistemas e máquinas simularem o pensamento humano, indo além da reprodução repetitiva de tarefas.

“Hoje a gente comemora a celebração deste convênio entre PGE, Fundect e UFMS. É motivo de muita alegria essa parceria com a universidade, a casa da ciência, trazer os nossos talentos para ajudar a pensar em grandes desafios com vocês, que não são poucos. Eu imagino que todo órgão judicial, de controle, órgãos que trabalham com essas integrações precisam ter uma logística de encaminhamento”, disse o reitor da UFMS, Marcelo Turine.

“É fundamental o que vai ter hoje dentro da PGE, para vocês procuradores. Isso é um marco, e eu queria que vocês gravassem esse momento na história da PGE. É um marco tecnológico, um avanço, o nível de software que vai ser colocado para vocês é algo sem tamanho e é um exemplo também para o Brasil, não só para Mato Grosso do Sul. Esse momento registra um avanço, vai colocar todo o trabalho de vocês em um patamar nacional e internacional muito alto e foi feito com um auxílio, uma coisa muito importante, com universitários”, destacou o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira.

“Parabéns PGE pela iniciativa, ao professor Marcelo Turine por ter abraçado essa ideia, e ao professor Edson Takashi, isso nos dá a certeza da qualidade do que está sendo feito”, acrescentou.

Segundo a Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, o objetivo dessa parceria é a busca de mecanismos para a racionalização da atuação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul, a partir do fomento de tecnologias de automação.

“Meu reconhecimento ao planejamento estratégico da Procuradoria-Geral do Estado e as pessoas que, com esse foco, mapearam as nossas necessidades institucionais e se debruçaram para desenhar esse projeto e buscar auxílios externos para sua materialização. Em nome da Dra. Cristiane Muller Dantas e do Dr. Fábio Hilário, meu agradecimento a todos que integram essa equipe”.

“Meu reconhecimento também à Fundect e à UFMS, dirigida por técnicos com essa visão e que abraçaram a nossa causa, propondo a colaboração mútua no intercâmbio de informações e de tecnologias e ao Governador do Estado pela autorização para esse projeto, fomentando as ações do Laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação da PGE-MS ”, complementou Ana Ali.

Atualmente, soluções de big data (conjunto de informações presentes nos bancos de dados de servidores e empresas) permitem processar esses dados de maneira muito rápida. Com a IA no Direito, seus algoritmos aproveitam todas as informações para tomar ou sugerir decisões, apontar riscos e expor correlações ou incongruências.

Ao implementar uma solução nestes moldes, a PGE-MS vai ao encontro das diretrizes do Governo Digital estabelecidas pela Lei Federal n° 14.129/2021 e passa a atuar com paridade com as outras instituições essenciais à Justiça, como o Judiciário, que já trabalho com tecnologias de automação, trazendo celeridade e segurança jurídica para a atuação, especialmente nas demandas de massa.

Estiveram presentes no ato o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, o Diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, a Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, a Juíza da Vara de Execução Fiscal, Jozelisa Turine, a Corregedora-Geral da PGE, Carla Cardoso, os Procuradores-Adjuntos do Estado, Márcio de Arruda e Ivanildo Silva da Costa, além dos Procuradores que integram o Comitê de Governança da PGE, acadêmicos da UFMS, servidores da Sefaz.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade