17 de Maio de 2024

Deputado Paulo Corrêa faz visita técnica às obras da Ponte Bioceânica

Segunda-feira, 22 de Maio de 2023 - 07:31 | Redação

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Deputado Paulo Corrêa faz visita técnica às obras da Ponte Bioceânica

Engenheiro Civil e grande entusiasta da Rota Bioceânica, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) esteve na última sexta-feira no canteiro de obras da ponte que vai ligar Porto Murtinho a Carmello Peralta, no Paraguai.

Em visita técnica, Paulo Corrêa estava acompanhado do prefeito Nelson Cintra, vereadores, técnicos responsáveis pela obra e do secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo. Ele falou sobre a importância da ponte para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

Deputado Paulo Corrêa faz visita técnica às obras da Ponte Bioceânica

“É uma obra importantíssima, um sonho antigo, que vai escrever uma nova página no desenvolvimento do Estado, que é o coração dessa nova rota comercial que vai ligar Brasil, Paraguai, Chile e Argentina. Com ela, vamos encurtar distâncias e garantir mais competitividade aos nossos produtos, possibilitando que os investimentos cheguem aos 79 municípios”, reforçou.

Na visita técnica, segundo o secretário Hélio Peluffo, foram colhidas algumas reivindicações com necessidade de intervenção do Estado “como melhorar o acesso provisório para que os insumos brasileiros cheguem até a obra, e também levar uma rede de energia trifásica até o canteiro, pois eles estão girando concreto com geradores de energia”.

Com um cronograma bem definido, a construção da Ponte Bioceânica está com 20% de execução e deve ser finalizada em dois anos, conforme o engenheiro Paulo Leitão, do Consórcio Binacional PYBRA, responsável pelas obras.

Ao todo, 480 operários atuam nos dois pontos da obra, que tem a fundação concluída do lado paraguaio, onde estão em construção 13 pilares. Em terras brasileiras, a fundação está com 70% de conclusão e a equipe já instala os blocos de 15 pilares.

Deputado Paulo Corrêa faz visita técnica às obras da Ponte Bioceânica

A ponte está sendo construída com tecnologia de ponta, seguindo rigorosos padrões de segurança e durabilidade. “São fundações de 48 metros de profundidade, com equipamentos da Itália e da Espanha. O projeto é italiano e profissionais de várias nacionalidades estão unidos, com apoio político e técnico, em um trabalho de equipe”, destacou o engenheiro.

A Rota

O traçado total do corredor rodoviário bioceânico tem 2.254 quilômetros e percorrerá os países envolvidos: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, diminuindo em até duas semanas o tempo de viagem das exportações do Centro-Oeste do Brasil até a China e Japão.

As fronteiras passarão de atuais entraves para pontes, construindo uma nova realidade econômica e social entre os países. Além de estabelecer o comércio de importação e exportação, há ainda a oportunidade de explorar o turismo destas regiões.

Para isso, a ponte internacional com extensão de 1.300 metros no modelo estaiada é peça fundamental. Obra é tocada com 93 milhões de dólares – recursos investidos pela Itaipu Binacional Paraguai.

Mais infraestrutura

Além da construção da ponte e do acesso à estrutura, que será feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Porto Murtinho recebe importantes investimentos em infraestrutura urbana e rural através do Governo do Estado, por meio da Seilog e da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).

Estão em execução na cidade obras de pavimentação, drenagem e duplicação do acesso à BR-267; reforma e ampliação da cerca operacional do aeroporto municipal, com construção da guarita de vigilância; e revitalização e drenagem na Rua 13 de Junho. As ações somam cerca de R$ 15 milhões.

Outra importante obra em andamento é o recapeamento de diversas ruas, que somam 23 quadras, em vários bairros. A comitiva do Governo do Estado também vistoriou essas ações, que somam R$ 6 milhões em investimentos.

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