19 de Maio de 2024

Isolado, Bolsonaro não aparece em foto de líderes na Fonte de Trevi

Domingo, 31 de Outubro de 2021 - 11:46 | Redação

imagem
Isolado, Bolsonaro não aparece em foto de líderes na Fonte de Trevi

Os líderes do G-20 aproveitaram o domingo para visitar a Fonte de Trevi de Roma, conhecido ponto turístico da capital italiana, e fazer o tradicional gesto de jogar uma moeda de costas para a fonte.

Mas entre as ausências, estava a do presidente Jair Bolsonaro. Ele preferiu visitar o monumento na véspera, sozinho com membros de sua comitiva, como um entre os muitos turistas.

Isolado, Bolsonaro não aparece em foto de líderes na Fonte de Trevi

Na imagem, estão presentes importantes chefes de Estado como a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

A ausência do líder brasileiro vai na linha do que vem sendo a sua participação no evento. Em Roma, chefes de Estado e de governo demonstraram pouco interesse em interagir com Bolsonaro.

Parte do problema é que o presidente brasileiro atraiu indignação internacional com o aumento do desmatamento na Amazônia e suas opiniões não são bem vistas por aqueles que trabalham em busca de metas climáticas ambiciosas antes das negociações da COP-26 das Nações Unidas em Glasgow, que começam na segunda-feira.

Além de Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o da Argentina, Alberto Fernández não estiveram junto com os outros líderes na Fonte de Trevi.

Poucos encontros

Bolsonaro teve apenas duas reuniões bilaterais até agora em meio ao G-20. Na sexta-feira, encontrou-se com o presidente italiano Sergio Mattarella, uma formalidade já que a Itália hospeda o encontro.

A segunda reunião foi com Mathias Cormann, presidente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE ), grupo que reúne grandes economias e no qual o Brasil quer entrar. Cormann disse que o Brasil é um dos seis candidatos, mas demonstrou cautela quanto à indicação.

O presidente ainda deve se encontrar com um dos líderes da ultradireita italiana, o ex-ministro do Interior Matteo Salvini.

O encontro está previsto para ocorrer na terça-feira, quando Bolsonaro deve participar de uma cerimônia em memória dos combatentes brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial, na cidade de Pistoia.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade