19 de Maio de 2024

TSE publica decisão que tornou Jair Bolsonaro inelegível

Quarta-feira, 02 de Agosto de 2023 - 04:44 | Redação

imagem
TSE publica decisão que tornou Jair Bolsonaro inelegível

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou nesta terça-feira (1°) o acórdão da decisão que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade pelo período de oito anos. A decisão foi proferida em sessão no dia 30 de junho.

O documento tem 433 páginas e reúne a íntegra do julgamento, incluindo os votos dos ministros e as fundamentações que levaram ao resultado do julgamento.

Com a publicação do acórdão, a defesa de Jair Bolsonaro poderá entrar com recursos para tentar questionar trechos da decisão.

Os advogados podem recorrer ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Três dos sete ministros do TSE também fazem parte do STF e podem participar do julgamento de eventual recurso.

Pelas regras internas da Corte, os ministros que atuam no tribunal eleitoral não ficam impedidos automaticamente de julgar questões constitucionais em processos oriundos do TSE.

Entenda

Após quatro sessões de julgamento, o TSE condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro à sanção de inelegibilidade, por ataques, sem provas, ao sistema eleitoral.

Então presidente e pré-candidato à reeleição, Bolsonaro fez declarações sem provas que colocavam em dúvida a segurança das urnas e do processo eleitoral durante reunião com embaixadores.

A reunião foi transmitida pelo canal oficial do governo e nas redes sociais de Bolsonaro. A defesa do ex-presidente disse ao TSE que a reunião com embaixadores não teve caráter eleitoral. A ação foi ajuizada pelo PDT.

Com a decisão, Bolsonaro fica impedido de participar das eleições de 2024, 2026 e 2028. Em tese, ele estará apto a concorrer em 2030, por uma diferença de 4 dias. Isso porque a inelegibilidade será contada a partir de 2 de outubro do ano passado.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade