18 de Maio de 2024

Elevação da temperatura dos oceanos bate recorde em novembro

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023 - 10:46 | Redação

imagem
Elevação da temperatura dos oceanos bate recorde em novembro

Em 1º de novembro, a temperatura média da superfície dos oceanos bateu recorde, com uma marca de 20,79ºC, segundo o Copernicus, programa de observação da Terra conduzido pela União Europeia.

A temperatura medida entre os paralelos 60 Sul e Norte no primeiro dia do mês foi 0,4ºC superior à média do período, em meio ao avanço de El Niño , caracterizado pelo aquecimento da superfície do Oceano Pacífico na região equatorial.

No entanto, segundo Bernardo Gozzini, diretor do Laboratório de Monitoramento e Modelagem Ambiental do Conselho Nacional de Pesquisas da Itália (Consorzio Lamma-CNR), o fenômeno não é suficiente para explicar o recorde.

"Valores fora da escala também foram registrados no Pacífico setentrional, no Atlântico e no Mar Mediterrâneo", disse.

Segundo ele, o aquecimento da superfície dos oceanos eleva a taxa de umidade na atmosfera e pode aumentar a ocorrência de eventos climáticos extremos.

E esse não é o único recorde de calor registrado pela Terra em novembro: no dia 17, a temperatura média do planeta superou pela primeira vez em mais de 2ºC a média do período pré-industrial, utilizado como referência para metas climáticas, com aquecimento de 2,07ºC.

A expectativa da comunidade científica é de que 2023 seja o ano mais quente já registrado pela humanidade.

El Niño

O calor excepcional sentido em todo o mundo é resultado da combinação da influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial, e das mudanças climáticas globais.

Apesar de tais eventos não serem algo propriamente novo, ganham mais visibilidade na mídia devido à preocupação mais ampla dos cientistas com o atual El Niño e com a cobertura pelos meios de comunicação.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade