19 de Maio de 2024

Alerta de calor termina, mas semana será quente em todo o Brasil

Domingo, 17 de Dezembro de 2023 - 11:30 | Redação

imagem
Alerta de calor termina, mas semana será quente em todo o Brasil

A onda de calor que atingiu a maior parte Brasil nos últimos dias termina oficialmente hoje, segundo o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No entanto, a previsão para a semana que está começando ainda é de dias quentes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Esse fenômeno de elevadas temperaturas ocorre devido a atuação da alta pressão atmosférica em médios níveis.

Na segunda-feira (18), o Inmet prevê temperaturas máximas de 36°C em Porto Alegre, 32°C em Curitiba e 29°C em Florianópolis (a única capital brasileira que deve ficar abaixo dos 30°C amanhã).

Na região Sudeste, o interior paulista ainda terá termômetros se aproximando dos 40°C. A capital, porém, começam a semana com menos calor — a máxima prevista é de 31°C. O Rio de Janeiro terá máxima de 35°C, e Belo Horizonte, 32°C.

A última semana da primavera também terá pancadas de chuva isoladas, principalmente no fim da tarde.

O calor também continua no Centro-Oeste, com máximas previstas de 36°C em Goiânia, 32°C em Brasília, 40°C em Cuiabá e 37°C em Campo Grande.

As capitais do Norte e Nordeste também ficam na casa dos 30°C.

Terça-feira

O calor dá uma leve aliviada na terça-feira (19) no Sul do país, com máximas previstas de 28°C em Porto Alegre e Florianópolis, e de 30°C em Curitiba.

Em São Paulo e Belo Horizonte, os termômetros devem chegar também a 30°C, e a 33°C no Rio de Janeiro e em Vitória.

Cuiabá terá máxima de 38°C; Campo Grande, 36°C; Goiânia, 34°C; e Brasília, 30°C.

Recorde

O mês de novembro teve novo recorde de calor pela sexta vez consecutiva neste ano. A informação é dos cientistas do observatório europeu Copernicus. A instituição afirma ainda que 2023 já é o ano mais quente da história.

Segundo o observatório, novembro teve uma temperatura média do ar de superfície de 14,22°C, 0,85°C acima da média de outros novembros avaliados entre 1991-2020. Este mês também ficou 0,32°C acima do novembro do ano passado, considerado o mais quente até então.

Ainda, o Copernicus afirma que de janeiro a novembro de 2023, a Terra teve temperatura 0,13°C mais alta do que em relação ao mesmo período em 2016, avaliado como o ano mais quente já registrado.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade