Fenômeno raro, “supercélula” é registrada durante forte chuva em Corguinho

No dia 16 de fevereiro, foi registrado em Corguinho, cerca de 100 quilômetros de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, uma “supercélula” que viralizou nas redes sociais com a dúvida da veracidade do acontecimento. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) afirmou que o registro do momento é verdadeiro e não uma montagem.

Imagem da “supercélula” em Corguinho viralizou nas redes sociais (Foto: Defesa Civil/MS)

De acordo com Franciane Rodrigues, mestra em Meteorologia, no laudo assinado por ela consta que tal fenômeno é raro em Mato Grosso do Sul e foi originado devido às fortes chuvas na região. No dia 16 deste mês, o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (CEMTEC) registrou um volume de chuva equivalente a 60mm, considerada como chuva forte pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

Ainda segundo o laudo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aponta a “supercélula” como tempestade originada pela presença de uma corrente de ar que gira no interior da nuvem, dessa forma ocasionando fortes ventos, chuvas de granizo, tornados mortais, descargas elétricas e enchentes. 

Na última semana, com cerca de 6 mil habitantes, Corguinho sofreu com chuvas intensas na região. No dia 17 de fevereiro, pontes caíram e aproximadamente 250 pessoas ficaram ilhadas no município.

(Visited 5 times, 1 visits today)

Comentários

comentários

Editorial
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Últimas Notícias