26 de Abril de 2024

Nova frente fria derruba temperaturas na primeira semana de julho

Quarta-feira, 01 de Julho de 2020 - 03:58 | Redação

imagem
Nova frente fria derruba temperaturas na primeira semana de julho

Julho começa com nova frente fria avançando por Mato Grosso do Sul. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo fica nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas, exceto nas regiões sul, sudoeste, central, norte e nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de céu parcialmente nublado.

Mesmo com as temperaturas amenas, o tempo fica bastante seco, com valores entre 90% e 25%. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80% – por isso, quando o nível fica entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção. Recomenda-se ingerir bastante líquido, umidificar ambientes e redobrar atenção com idosos e crianças. As temperaturas estarão em declínio no Estado e a mínima poderá ser de 9° C e máxima de 28° C.

Em Campo Grande o tempo fica nublado a parcialmente nublado, com chuva isolada. Confira no mapa elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) as condições estimadas para algumas cidades sul-mato-grossenses.

Nova frente fria derruba temperaturas na primeira semana de julho

Prognóstico quinzenal do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica que entre os dias 1º e 4 de julho as instabilidades voltam a atuar em Mato Grosso do Sul, trazendo possibilidade de chuva com maiores acúmlos na parte centro-sul do Estado, com volume de até 20 milímetros. No mesmo período haverá atuação de ar frio em todas as áreas do Estado, provocando queda acentuada de temperatura. Essa condição é caracterizada pela atuação de frentes frias do inverno.

“Entre 5 e 7 de julho o ar frio enfraquece e as temperaturas voltam a se elevar. Para as regiões norte e nordeste do Estado há pouca ou nenhuma expectativa de chuva no período. Ressalta-se que é necessário o acompanhamento de atualizações futuras para a confirmação da tendência”, diz trecho do boletim assinado pela coordenadora do Cemtec Franciane Rodrigues.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade