20 de Abril de 2024

Covid-19: Santa Casa suspende visitas a pacientes

Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020 - 07:09 | Redação

imagem
Covid-19: Santa Casa suspende visitas a pacientes

Em função do recrudescimento das infecções pela covid-19 em Campo Grande, a diretoria da Santa Casa anunciou nesta quarta-feira a suspensão das visitas aos pacientes internados no hospital. A medida entra em vigor amanhã, 26, e segue por tempo indeterminado. A segunda onda do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul veio com força total, colocando mais uma vez sob risco de colapso o sistema de Saúde em todo o Estado. Por conta do avanço da doença, o prefeito Marquinhos Trad deve decretar novo toque de recolher a partir de amanhã, de meia-noite às 5h, inicialmente pelo período de 15 dias..

Em nota á imprensa, o Comitê Interno de Enfrentamento á Covid-19 da Santa Casa informou que a medida foi adotada para não colocar sob risco de contaminação tanto pacientes internados com outras doenças como também os colaboradores do hospital. Durante a primeira onda da doença na Capital, a unidade hospitalar funcionou na retaguarda, recebendo pacientes de outros hospitais para que estes direcionassem os seus leitos para pacientes com o novo coronavírus.

Na nota, o Comitê informa que serão mantidas apenas as visitas garantidas por lei, observando-se todas as regras de biossegurança. "Boletins médicos dos pacientes críticos serão divulgados uma vez ao dia, entre 14h e 21h30 ao familiar responsável pelo paciente, cujo nome deverá estar registrado no prontuário médico", prossegue o comunicado.

Outros hospitais

Na semana passada, o Hospital Cassems também divulgou nota alertando a população sobre o aumento significativo na média móvel de atendimento. O crescimento foi de 83% na primeira quinzena de novembro em comparação ao mesmo período em outubro. No dia 2 de novembro a média móvel de atendimento de pacientes com sintomas respiratórios suspeitos ou confirmados de covid-19 foi de 35 pessoas. No dia 9 de novembro, o número saltou para 70, chegando a 104 no dia 16.

Covid-19: Santa Casa suspende visitas a pacientes

Por sua vez, a diretoria do Hospital Unimed informou que nos 16 primeiros dias de novembro foram realizados 2.090 atendimentos no Pronto Atendimento de Síndrome Respiratória, ala totalmente separada das demais para atender exclusivamente casos da covid-19. O número é maior do que o registrado em todo o mês de outubro.

"Atentos a essa situação, seguimos fazendo um alerta à população: a sociedade precisa focar suas energias em medidas que trazem o maior resultado neste momento, e o foco é manter o distanciamento social, higiene adequada das mãos e o uso de máscaras. Medidas fundamentais de cuidado e prevenção amplamente divulgadas pela cooperativa médica desde o início da pandemia", informa o hospital, que prossegue: "Diante do aumento significativo de casos até o presente momento, já reforçamos as equipes de plantão, entretanto, por conta do elevado número de atendimentos, é possível que haja demora, por isso pedimos a compreensão de todos".

Nova onda

Dados do Boletim Epidemiológico divulgado na manhã desta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúdo mostram que em Mato Grosso do Sul 905 novos casos de contaminação foram confirmados nas últimas 24 horas. No total, 94.652 pessoas contraíram a doença, o que provocou 1.742 mortes. O total de recuperados soma  84.103 pessoas.

Covid-19: Santa Casa suspende visitas a pacientes

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade