Covid-19: sistema de Saúde em MS entra em colapso
10, junho 2021 . 9:10

Covid-19: sistema de Saúde em MS entra em colapso

Depois de 500 dias de luta incessante no combate ao Covid-19, os números da pandemia no Mato Grosso do Sul continuam aumentando. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, declarou que o sistema de saúde do Estado entrou em colapso. “Não há mais leitos nem médicos para atender nossa população”, disse.

Nas últimas 24 horas foram registradas mais 3.034 novos casos da doença e 58 óbitos em todo Estado, com outros 22 em investigação. Com média móvel de mortes em crescimento, só nos primeiros dias do mês de junho já atingimos a marca de 326 perdas de vidas humanas em decorrência do coronavírus. Ainda faltam os resultados de 3.327 amostras que estão no Lacen e 10.785 casos sem encerramento nos municípios.

Enfermeiros atendem paciente com Covid-19 em hospital em Campo Grande (Saul Schramm)

Por conta do agravamento da pandemia em Mato Grosso do Sul, com a taxa de ocupação global de leitos de UTI/SUS acima de 90% em todas as macrorregiões de saúde, o Comitê do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) reuniu-se na noite de ontem em caráter extraordinário para avaliar a situação epidemiológica dos municípios e definir a reclassificação do bandeiramento no Estado.

Para esta quinta-feira, a classificação dos municípios segue determinação do 48º relatório situacional do Prosseguir, referente à 22ª semana epidemiológica. Um novo relatório situacional com validade a partir de sexta-feira foi publicado hoje. Clique aqui e confira.