18 de Abril de 2024

Covid-19: leitos disponíveis de UTI estão no limite

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020 - 07:30 | Redação

imagem
Covid-19: leitos disponíveis de UTI estão no limite

Em apenas 24 horas 541 casos de covid-19 foram confirmados no Estado, sendo 275 em Campo Grande, que também registrou cinco óbitos de um total de seis. Na Capital, é cada vez maior o risco de o sistema de saúde entrar em colapso por conta da falta de leitos de UTI, praticamente ocupados em sua totalidade. Ao todo, 95.193 pessoas foram infectadas desde o início da pandemia. De acordo com a SES, 1.748 pessoas foram vítimas fatais da doença desde março.

Ontem, reuniram-se na Secretaria de Estado de Saúde representantes de todos os hospitais públicos e privados de Campo Grande. Na pauta, o risco de colapso na rede de atendimento à população por conta do recrudescimento dos casos de infecção pelo novo coronavírus. A situação é bastante crítica, avaliaram os gestores das unidades hospitalares.

Apenas o hospital do Pênfigo tem alguma capacidade de ampliação de leitos, principalmente por falta de RH e estrutura física. Os demais estão praticamente lotados. São eles o Hospital Regional, Hospital Universitário, Santa Casa, Unimed, Cassems, Proncor, Clínica Campo Grande, El Kadri e Adventista do Pênfigo.

Representantes destas unidades discorreram sobre o quadro atual em cada um deles. Os secretários Estadual e Municipal de Saúde, Geraldo Resende e José Mauro, respectivamente, participaram do encontro.

Covid-19: leitos disponíveis de UTI estão no limite

Visitas a pacientes

Por conta do aumento do numero de casos, além da Santa Casa, também o Hospital Unimed suspendeu a visita aos pacientes. Por sua vez, ontem o médico Ricardo Ayache, presidente da Cassems, divulgou vídeo nas redes sociais com informações sobre o índice de ocupação do hospital, ao mesmo tempo em que fez apelo para que as pessoas sigam as medidas de biossegurança, como uso de máscara e higienização constante das mãos, evitando ainda a participação em festas e demais eventos que impliquem aglomeração.

"O número de atendimentos em nosso hospital de campanha aumentou em média 400%, saltando de 40 para cerca de 200 atendimentos por dia, o que trouxe grande sobrecarga aos médicos e enfermeiros e desconforto aos pacientes, que têm de aguardar pelo atendimento por período maior de tempo", argumentou.

Números da SES

Números divulgados hoje no Boletim Epidemiológico da SES mostram que 390 pessoas estão internadas em leitos clínicos e de UTI.

Com isso, a disponibilidade de leitos do SUS fica cada vez mais comprometida. Na macrorregião de Campo Grande, por exemplo, a ocupação global de leitos de UTI do SUS ofertados global, ou seja, entre os confirmados covid-19, suspeitos e não-covid, atinge 91%. Nas macrorregiões de Dourados e Três Lagoas, a taxa de ocupação é de 55% e em Corumbá, de 46%.

Das 390 pessoas internadas, 227 estão em leitos clínicos, sendo 122 em leitos SUS e 105 na rede privada, em estado mais grave, 163 pessoas estão em leitos de UTI, com 94 na rede pública e 69 na rede privada. Além disso, 8.468 pessoas se recuperam em isolamento domiciliar.

Covid-19: leitos disponíveis de UTI estão no limite

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade