23 de Abril de 2024

Decreto amplia regras de isolamento social na Capital

Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020 - 08:05 | Redação

imagem
Decreto amplia regras de isolamento social na Capital

Decreto que será publicado ainda nesta sexta-feira pelo prefeito Marquinhos Trad vai reduzir ainda mais a mobilidade social em Campo Grande com o objetivo de redução do índice de contágio do novo coronavírus. O período do toque de recolher será ampliado em mais duas horas. Comércio e transporte coletivo também serão afetados. O anúncio foi feito no final da manhã após constatar-se que existem apenas  38 leitos de UTI disponíveis na cidade para atender pacientes com covid e outras enfermidades.

As novas regras, que entram em vigor na segunda-feira, 7, foram anunciadas em coletiva de imprensa da qual participaram os secretários estadual e municipal de Saúde, respectivamente Geraldo Resende e José Mauro Pinto de Castro Filho. O toque de recolher que era de meia-noite às 5h, passa a valer das 22h às 5h – inclusive serviços delivery. Para garantir o cumprimento do decreto, a fiscalização da Semadur, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária será reforçada.

O mesmo vai acontecer com relação às blitzes de trânsito, as quais serão intensificadas, principalmente para tirar de circulação motoristas embriagados. No transporte público, serão suspensos os passes para idosos e estudantes a fim de reduzir o número de passageiros nos ônibus. Já o comércio vai funcionar das 8h às 21h, mesmo assim com apenas 40% de capacidade - até o domingo o índice permanece em 50%.

Decreto amplia regras de isolamento social na Capital

As novas regras, segundo Geraldo Resende, foi decidida em comum acordo com representantes do comércio, indústria e hospitais. "Podemos ter colapso na saúde da Capital nos próximos dias se não adotar nenhuma medida", disse ele, ao argumentar que dos 395 leitos disponíveis, 357 estão ocupados, restando apenas 38. Para os próximos dias está prevista a ativação de 68 novos leitos.

No dia 11 de novembro, em todo o estado 206 pessoas ocupavam leitos de UTI. Hoje esse número é de 504. A média móvel de ocntaminação é de mais de 1.000 pessoas por dia, com mais de 50% dos casos registrados em Campo Grande.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade