Marquinhos Trad libera abertura do comércio em geral aos sábados

Prefeito não aguentou pressão da CDL e ACICG e flexibilizou ainda mais as regras do isolamento social

Pressionado pelas entidades que representam o setor produtivo de Campo Grande, o prefeito Marquinhos Trad flexibilizou ainda mais as regras de isolamento social estabelecidas com o objetivo de frear a disseminação da covid-19. A decisão foi anunciada hoje em live da qual participaram, além do chefe do Executivo, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adelaido Vila, e o representante da Associação Comercial e Industrial (ACICG) Roberto Oshiro.

Roberto Oshiro, Marquinhos Trad e Adelaido Vila: pressão deu resultado (Reprodução: Facebook)

Antes de anunciar as novas regras, Marquinhos Trad lembrou que das 357 mortes provocadas pela covid-19 no Estado, 119 ocorreram em Campo Grande. Ele também comemorou o que considera como “dado positivo” o fato de a Capital ser, “ainda”, conforme ressaltou, “uma das melhores nos índices percentuais de letalidade” da doença. Com relação à taxa de ocupação de leitos de UTI, esta está hoje em 86%. “Temos 274 leitos, dos quais 235 estão ocupados, ou seja, 49 estão disponíveis na rede de saúde pública e privada”, explicou.

Com relação aos índices de isolamento social, o prefeito disse que os dados são negativos, já que a cidade continua sendo uma das piores capitais do país nesse quesito. “Ontem atingiu 36,86%, o que significa que de cada 100 pessoas, apenas 36 estão obedecendo os nosso decretos e tendo as cautelas e prevenções necessárias. Infelizmente, uma grande parcela ainda brinca com esse covid-19”, afirmou o prefeito.

Na live de hoje, ele destacou mais de uma vez que a prioridade da prefeitura no momento é “reduzir a mobilidade urbana em nossa cidade, principalmente carros e motocicletas”. No entanto Marquinhos Trad entra em contradição ao editar decreto que estabelece justamente o contrário, flexibilizando regras que irão ampliar ainda mais a mobilidade urbana.

Discurso contraditório

O toque de recolher, por exemplo, que até amanhã, sexta-feira, é das 20h às 5h, passa a ser das 21h às 5h a partir do sábado, ou seja, as pessoas ganharam uma hora mais para frequentar bares e restaurantes e consumir bebida alcoólica. É evidente que essa situação não irá reduzir o isolamento social e muito menos a mobilidade urbana, pois carros e motos estarão circulando uma hora a mais nas ruas da cidade, ampliando-se, dessa forma, o risco de acidentes.

Cai por terra, portanto, o argumento de Marquinhos Trad de que está preocupado com o fato de que não há leitos de UTI nos hospitais para pacientes da covid-19 porque grande parte deles estaria hoje ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, principalmente motociclistas que trabalham com a entrega de comida e bebida (delivery). Nesta quinta-feira, na Santa Casa, apenas 1 leito de UTI era ocupado por motociclista vítima de acidente de trânsito.

Novas regras

As novas regras definidas hoje em reunião da equipe técnica, da qual participaram representantes da CDL e ACICG, serão estabelecidas em decreto a ser publicado até amanhã, com validade entre 1º e 16 de agosto. O toque de recolher passará a ser das 21h às 5h. O comércio vai funcionar de segunda a sexta-feira das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 16h e aos domingos permanecerá fechado.

Os shoppings funcionarão de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Academias de ginástica das 5h às 21 de segunda a sexta-feira e das 5h às 16h aos sábados, permanecendo fechadas aos domingos.

Salões de beleza e barbearias poderão funcionar das 5h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 18h aos sábados, não podendo abrir aos domingos. Já os restaurantes, bares e lanchonetes funcionam de segunda a segunda, das 5h às 21h, o mesmo valendo para os supermercados, com exceção dos que funcionam 24 horas, que não têm o horário alterado.

Serviços essenciais como postos de combustíveis, farmácias e serviços delivery funcionam 24 horas, de segunda a segunda.

(Visited 98 times, 1 visits today)

Comentários

comentários

Editorial
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!