25 de Abril de 2024

MS tem 11 cidades em alerta vermelho para a covid-19

Quinta-feira, 05 de Novembro de 2020 - 08:08 | Redação

imagem
MS tem 11 cidades em alerta vermelho para a covid-19

Mato Grosso do Sul tem 11 municípios com bandeira vermelha para a covid-19, conforme os dados atualizados do sistema Prosseguir, que mede a classificação de risco dos municípios do Estado. As informações foram divulgadas ontem durante a live da Secretaria de Saúde do Estado que revela a disseminação da doença em Mato Grosso do Sul.

A bandeira vermelha significa grau de risco alto e alerta, por isso são permitidas apenas atividades essenciais de baixo risco. Entre essas cidades estão Anastácio, Aquidauana, Bonito e Dourados. No entanto, a predominância no Estado é de cidades com a bandeira laranja, que indica grau moderado e entre elas estão Campo Grande, Água Clara, Amambai, Bodoquena e Aral Moreira. No total, mais de 50 municípios estão nessas condições, o que significa que nessas cidades é permitida a realização de atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco.

MS tem 11 cidades em alerta vermelho para a covid-19

Já na bandeira amarela, que representa uma situação tolerável, estão dez cidades, como Brasilândia, Jaraguari, Novo Horizonte do Sul, Caracol e Deodápolis. Nessas cidades são permitidas atividades de baixo, médio e alto rico. Já no grau máximo, onde a recomendação é para apenas atividades essenciais, está Porto Murtinho, com a bandeira cinza.

Não há nenhuma cidade com a bandeira verde. Para gerar essa classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com estado que tenha aumento de casos.

Nas últimas 24 horas foram registrados sete óbitos e 177 novos casos de covid-19 no Estado, sendo três mortes na Capital e 60 casos. A média é de 6,9 óbitos por dia no Estado e 310 novos casos diários. No total, Mato Grosso do Sul soma 83.616 casos confirmados e 1.629 mortes desde o início da pandemia.

A taxa de letalidade continua em 1,9% e a de contágio em 0,93%. O Lacen tem 615 testes em análise e 2027 aguardando encerramento pelos municípios.

Quanto às internações, são 232 pacientes hospitalizados, sendo 120 em leitos clínicos e 115 em UTIs.

MS tem 11 cidades em alerta vermelho para a covid-19

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade