20 de Abril de 2024

Quem defende fim do isolamento deveria abrir mão de UTI, diz secretário de Saúde

Quarta-feira, 22 de Abril de 2020 - 10:20 | Redação

imagem
Quem defende fim do isolamento deveria abrir mão de UTI, diz secretário de Saúde

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul Geraldo Resende, afirmou hoje em coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais que pessoas que insistem na volta à normalidade com abertura geral do comércio e serviços em meio à pandemia do coronavírus deveriam "assinar termo de compromisso abrindo mão do atendimento em UTIs". Clique aqui e assista ao vídeo, a partir de 27:00.

"Aos que advogam a volta da vida normal, estes poderiam assinar termo de compromisso conosco da Saúde. Caso sejam acometidos pelo Covid-19, que renunciem a respiradores, ventiladores e bombas de infusão. Tudo aquilo que nós estamos avisando que estamos correndo atrás e que ainda não temos, caso sejam afrouxadas as medidas de isolamento social", ressaltou.

Ainda segundo Geraldo Resende, "se as pessoas fizerem a renúncia tácita, ou seja, para manter o discurso coerente deles, que assinem essa manifestação, e só assim vai sobrar [leitos] para aqueles que efetivamente estão cumprindo o isolamento social e estão seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde".

Balanço - Com mais dois exames positivos para coronavírus (Covid-19), o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 175. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 27 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 22, em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado.

Dos 175 casos confirmados, 57 estão em isolamento domiciliar, 73 já finalizaram a quarentena e estão sem sintomas. 20 estão internados, sendo onze em hospitais públicos e nove em hospitais privados. 19 pacientes tiveram alta hospitalar e foram registrado seis óbitos.

Das 463 amostras coletadas no Drive-Thru Covid-19 em Campo Grande, 453 deram negativo e dez deram positivo.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade