26 de Abril de 2024

Resultado de teste para Covid-19 de Bolsonaro fica pronto nesta terça

Terça-feira, 07 de Julho de 2020 - 05:16 | Redação

imagem
Resultado de teste para Covid-19 de Bolsonaro fica pronto nesta terça

Dois dias após um sábado de viagem e festa na hora do almoço, Jair Bolsonaro divulgou que está com suspeita de Covid-19. Naquele dia, o presidente fez um sobrevoo sobre as áreas atingidas pelo “ciclone bomba” em Santa Catarina. Na volta a Brasília, esteve num encontro com ministros, todos sem máscaras.

À noite, ele passou a reclamar de cansaço. No domingo, o mal-estar continuou. Ontem, no início da noite, com 38°C de febre, Bolsonaro procurou atendimento no Hospital das Forças Armadas (HFA) e passou por uma ressonância. Na volta ao Palácio da Alvorada, fez um teste para saber se está com coronavírus.

Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social, o resultado do exame fica pronto nesta terça-feira. “O presidente apresenta, neste momento, bom estado de saúde e está em sua residência”, afirmou a nota divulgada ontem à noite.

Mesmo sem saber o diagnóstico, Bolsonaro já começou a tomar hidroxicloroquina com azitromicina. Não há comprovação científica da eficácia do uso desses medicamentos. No fim de semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicou sua decisão de retirar, definitivamente, a hidroxicloroquina de seus testes científicos pela ineficácia apresentada pela substância. Segundo a OMS, ela não é capaz de reduzir a mortalidade de pacientes com Covid-19 .

A aliados, Bolsonaro brincou dizendo que estava se sentindo “meio brocha” e decidiu buscar ajuda clínica no hospital. Na noite de ontem, na porta do Palácio da Alvorada, na volta da consulta, Bolsonaro afirmou que “o pulmão está limpo”. “Eu vim do hospital agora, que eu fiz uma chapa de pulmão, tá limpo o pulmão, tá certo?”, declarou ele aos apoiadores. Pela manhã, ontem, o presidente esteve numa reunião com alguns ministros. Entre eles, Braga Netto e Paulo Guedes.

No sábado, Bolsonaro chegou a Santa Catarina por volta das 8h30 e embarcou num helicóptero para verificar os estragos na Grande Florianópolis. Por volta das 10h30, seguiu para Brasília. O presidente celebrou o Dia da Independência dos Estados Unidos num almoço na casa do embaixador norte-americano Todd Chapman.

Sem máscaras de proteção, o grupo posou para fotos animado. Também participaram do encontro em Brasília os ministros Braga Netto (Casa Civil), Ernesto Araújo (Relações Internacionais), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Fernando Azevedo (Defesa), além de Lorenzo Harris, adido de Defesa dos EUA, do almirante Flávio Rocha, secretário especial de Assuntos Estratégicos do governo brasileiro, e do deputado Eduardo Bolsonaro.

De acordo com a assessoria de Bolsonaro, ele só retomará sua agenda após o resultado do exame. Ontem mesmo, ele já havia cancelado pelo menos três compromissos que teria ao longo desta semana. O primeiro, que seria uma reunião do conselho ministerial nesta terça, foi suspenso. Bolsonaro também cancelou um café da manhã com a bancada de parlamentares de Goiás, que aconteceria amanhã, quarta-feira, e uma viagem à Bahia, programada para sexta.

Diagnosticada com Covid-19, a avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro teve uma piora no quadro e foi entubada no último domingo. Maria Aparecida Firmo Ferreira tem 80 anos e está internada desde a última quarta-feira no Hospital Regional de Santa Maria, no Distrito Federal. As informações são do site G1. Questionado, o Palácio do Planalto disse que não vai comentar o assunto.

Maria Aparecida Firmo Ferreira mora em Ceilândia. De acordo com o prontuário médico, a idosa foi encontrada “por populares, na rua, caída” e levada para o Hospital Regional de Ceilândia com falta de ar. No hospital, a avó da primeira-dama disse que há 15 dias apresentava sintomas como tosse seca, febre, coriza, falta de apetite, falta de ar progressiva e dor abaixo das costelas. Devido ao quadro de saúde, Maria Aparecida foi transferida para o Hospital Regional de Santa Maria ainda no dia 1º de julho.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade