23 de Abril de 2024

Bolsonaro diz que escolas não deveriam ter fechado durante a pandemia

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2020 - 02:54 | Redação

imagem
Bolsonaro diz que escolas não deveriam ter fechado durante a pandemia

O presidente  Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu que as unidades de ensino educacional do país não deveriam ter fechado por causa da pandemia da covid-19.

Durante a cerimônia de posse do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Bolsonaro avaliou como um "absurdo" que escolas ainda estejam sem aulas presenciais.

"Não tínhamos por que fechar as escolas, mas as medidas restritivas não estavam mais nas mãos da Presidência da República. Por decisão judicial, elas competiam exclusivamente aos governadores e prefeitos. Lamento. Somos o país com o maior número de dias em lockdown nas escolas. Isso é um absurdo", criticou o presidente.

O presidente ainda disse que estudos realizados em diferentes países demonstraram que a chance de alguém menor de 40 anos morrer por causa da doença é próxima de zero, e que, por isso, as escolas não deveriam ter parado no país.

"Nós falamos naquele momento, conforme alguns estudos pelo mundo, que as crianças e os jovens, em especial os abaixo de 40 anos, uma vez acometidos pelo vírus, a chance de partirem para a letalidade era próxima de zero", afirmou.

Crítica aos governadores

O presidente Bolsonaro voltou a criticar governadores e prefeitos que adotaram medidas para restringir a circulação da população e, por consequência, o avanço da doença. Segundo ele, alguns deles foram "tomados pelo pânico".

Bolsonaro diz que escolas não deveriam ter fechado durante a pandemia

"Eu entendo que alguns governadores foram tomados pelo pânico, proporcionado por essa mídia catastrófica que nós temos no Brasil. Não é uma critica à imprensa, é uma constatação. Me desculpem", afirmou.

E completou: "Todas as medidas tomadas no Brasil por governadores e prefeitos não visavam impedir que pessoas fossem contaminadas. Visavam impedir, sim, que as pessoas fossem contaminadas em um espaço de tempo muito pequeno", disse.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade