28 de Março de 2024

Bolsonaro: pesquisa mostra recorde em desaprovação

Domingo, 09 de Maio de 2021 - 04:24 | Redação

imagem
Bolsonaro: pesquisa mostra recorde em desaprovação

Durante todo o mês de abril, o governo federal liberou a primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial para 45 milhões de pessoas. Mas ao contrário de 2020, quando a concessão do benefício foi rapidamente capturada pela avaliação de desempenho do presidente Jair Bolsonaro, o movimento não se repetiu ainda este ano. As informações são da Exame/Ideia.

A desaprovação continua alta, com 52%, sendo a segunda pior desde o começo do governo. A aprovação é de 24%, e os que nem aprovam nem desaprovam somam 22%. Em relação à quinzena anterior, os três percentuais variaram dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Os dados são da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Invest Pro, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. O levantamento ouviu 1.230 pessoas entre os dias 4 e 5 de maio. Clique aqui para ter acesso ao relatório completo da pesquisa.

Aprovação do governo Bolsonaro Bolsonaro: pesquisa mostra recorde em desaprovação

“A gente viu claramente que há uma estabilidade na avaliação presidencial desde a última pesquisa. Os dados negativos e positivos estão completamente na margem de erro. Vale destacar a força do presidente no Centro-Oeste (41%) e a recuperação da aprovação no Norte (36%), que registrou um leve aumento em função do auxílio emergencial”, explica Maurício Moura, fundador do IDEIA, instituto de pesquisa.

Moura destaca que, entre os que mais desaprovam o governo, estão 58% dos que têm ensino superior e 56% das pessoas das classes A e B. No Sudeste, a desaprovação chega a 49%. “Isso é o efeito do ritmo de vacinação, que está muito lento”, diz.

CPI da Covid-19

O Senado Federal começou, na última terça-feira, 4, a colher os depoimentos de ex-ministros da Saúde e do atual titular da pasta, o médico Marcelo Queiroga, dentro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que visa apurar falhas do governo federal na gestão da crise sanitária da covid-19. A investigação é apoiada por 59% dos brasileiros. Como resultado desta CPI, 45% acreditam que o governo federal vai mudar a abordagem em relação à pandemia.

Bolsonaro: pesquisa mostra recorde em desaprovação

“Vale notar que a CPI é desconhecida por um terço dos brasileiros. Conforme sobem os patamares de renda e de escolaridade, aumenta o grau de conhecimento. Isso dá uma demonstração que grande parte do país ainda não está acompanhando de maneira mais profunda ou em tempo real os andamentos da investigação”, diz Maurício Moura.

Uma das mudanças mais esperadas na condução da crise da pandemia após a CPI é a velocidade de vacinação. Entre os entrevistados, 41% esperam que o ritmo da aplicação de doses seja mais rápido. De acordo com dados do site Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, o Brasil tem uma taxa de 22,49 doses aplicadas a cada 100 habitantes. O valor é inferior a países como Estados Unidos (74,62), França (34,34), e até mesmo do vizinho Chile (79,16).

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade