Bolsonaro reconduz Marun ao conselho de Itaipu

Salário é de R$ 27 mil por mês e nomeação faz parte do acordo do presidente com deputados do Centrão

O ex-deputado federal e ex-ministro da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer (MDB), Carlos Marun (MDB/MS), foi reconduzido ao cargo de conselheiro da Itaipu Binacional por, Jair Bolsonaro (sem partido). Ele vai receber salário de R$ 27 mil para participar de uma reunião a cada dois meses. Além dele, o atual presidente da República nomeou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e renomeou o ex-deputado e delatado da Odebrecht José Carlos Aleluia (DEM-BA) para os mesmos cargos.

De acordo com o portal G1, as nomeações foram publicadas em edição extra desta sexta-feira (15) do “Diário Oficial da União” e assinadas por Bolsonaro e o próprio ministro de Minas e Energia.

O ex-deputado federal Carlos Marun: emprego dos sonhos (Foto: Dourados News)

Além de Marun e Aleluia, também foram reconduzidos aos cargos de conselheiros Célio Faria Júnior e Wilson Pinto Ferreira Junior. As nomeações valem até maio de 2024.

Desde que foi nomeado pelo ex-presidente, Marun, que era tratado anteriormente como ‘fiel escudeiro’ de Temer, vivia batalha judicial perante a sua permanência ou não no cargo.

As nomeações podem estar ligadas aos partidos do chamado Centrão, um bloco informal na Câmara dos Deputados que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita. Nas últimas semanas, Bolsonaro tem articulado uma aproximação com o grupo.

O Centrão é menos conhecido por suas bandeiras e mais pela característica de se aliar a governos diferentes, independentemente da ideologia. Os votos desse bloco podem corresponder até à metade dos 513 parlamentares e serem decisivos na aprovação ou rejeição de uma matéria.

Assim como em outras gestões, as negociações de Bolsonaro com o Centrão envolvem a distribuição de cargos aos partidos, que terão o direito de indicar aliados para as vagas.

(Visited 1.137 times, 1 visits today)

Comentários

comentários

Editorial
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!