27 de Abril de 2024

CCJ vai analisar prisão de Chiquinho Brazão nesta terça-feira

Deputado foi preso pela PF sob acusação de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco

Terça-feira, 26 de Março de 2024 - 09:38 | Redação

imagem
CCJ vai analisar prisão de Chiquinho Brazão nesta terça-feira
O deputado federal acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco, Chiquinho Brazão (Foto: Câmara dos Deputados).

Nesta terça-feira (26), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados irá analisar o pedido de prisão do deputado federal Chiquinho Brazão.

A revelação foi feita pela deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) em entrevista exclusiva para a Folha de S.Paulo. A prisão de Brazão ocorreu no último domingo (24) pela Polícia Federal, sendo ele suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ).

A direção nacional do partido União Brasil agiu rapidamente após a prisão, decidindo expulsar o deputado de suas fileiras.

O processo que será analisado pela CCJ da Câmara terá a relatoria do deputado Darci de Matos (PSD-SC), escolhido pela deputada Caroline por não ter vínculos partidários com o PSOL, partido ao qual Marielle era filiada, nem com o União Brasil, partido do qual Brazão foi expulso.

"Escolhemos um deputado que é bastante atuante na comissão, já foi vice-presidente, e também cujo partido não fosse dos partidos envolvidos, no caso PSOL ou União Brasil. Para que ele profira um parecer técnico mesmo sobre o caso", explicou Caroline.
 

Após a análise pela CCJ, o processo será encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que terá a responsabilidade de decidir quando a pauta será colocada em votação no plenário.

A expectativa é que a votação ocorra entre terça e quarta-feira (27), com a previsão de que a Câmara vote pela manutenção da prisão de Brazão.

No entanto, existe uma preocupação em relação ao quórum para a votação, especialmente devido ao feriado do dia 29, o que poderia comprometer a presença dos deputados na sessão.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade