23 de Abril de 2024

Coligações pedem na Justiça cassação da candidatura de Marquinhos Trad

Quinta-feira, 15 de Outubro de 2020 - 04:45 | Redação

imagem
Coligações pedem na Justiça cassação da candidatura de Marquinhos Trad

A aparição do prefeito Marquinhos Trad em vídeo no qual ele e a subsecretária de Educação pressionam servidores a reelegê-lo ainda no primeiro turno em troca de novas nomeações poderá resultar na cassação do registro de sua candidatura. Até agora, cinco coligações representaram contra o chefe do Executivo Municipal junto à Justiça Eleitoral requerendo a sua exclusão da disputa. Nas redes sociais, o estrago provocado pelo comportamento do prefeito é visível e deverá refletir nos resultados das próximas pesquisas de avaliação da tendência de voto dos eleitores.

https://youtu.be/QVw2ToInyGw

As representações foram protocoladas pelas coligações dos candidatos Marcelo Miglioli (SD), Guto Scarpanti (Novo), Vinícius Siqueira (PSL), Marcelo Bluma (PV) e Esacheu Nascimento (PP). Marquinhos Trad vai responder por abuso de poder político.

De acordo com o que estabelece o art. 22, caput, da LC 64/90, essa situação está configurada quando o agente público, valendo-se de sua condição funcional e em manifesto desvio de finalidade, compromete a igualdade da disputa e a legitimidade do pleito em benefício de sua candidatura ou de terceiros.

O vídeo mostra imagens de reunião realizada no dia 10 de outubro no salão de uma empresa localizada nos altos da Avenida Afonso Pena. Ao contrário do que foi noticiado anteriormente, o encontro mobilizou agentes patrimoniais convidados pelo candidato a vereador Professor Riverton, ex-gestor da Secretaria Municipal de Educação. Além dele e do prefeito, estava no local a subsecretária de Educação Soraia Inácio Campos.

Abuso de poder político

No vídeo, Soraia Campos pressiona os presentes a reelegerem o prefeito ainda no primeiro turno, sob a condição de que caso isso ocorra, já no dia seguinte à eleição seriam convocados mais 519 servidores – supostamente agentes patrimoniais para trabalharem em escolas municipais.

“Até o final do ano nós vamos chamar mais 519 colegas de vocês, que estão aguardando na lista”, diz Soraia.

Logo em seguida ela retoma a paalvra e enfatiza: “Outra coisa. Nós precisamos que este menino aqui [aponta para o prefeito, que está ao seu lado] seja eleito no primeiro turno. Precisa. Porque senão, atrasa a chamada. A gente não tem 15 dias para ficar esperando o segundo turno. A gente quer chamar logo, então tem que ser publicado no dia 16 de novembro lá no Diário Oficial”.

Na sequência, Marquinhos Trad ironiza: “Ué, mas você quer fazer as coisas com tanta coincidência, então ao invés de 519, devia chamar 555”, numa referência ao número de seu partido, o PSD, e do registro de sua candidatura – 55.

Coligações pedem na Justiça cassação da candidatura de Marquinhos Trad

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade