24 de Abril de 2024

Ex-ministro da Saúde ataca Bolsonaro: 'levou Brasil ao abismo'

Domingo, 16 de Agosto de 2020 - 05:22 | Redação

imagem
Ex-ministro da Saúde ataca Bolsonaro: levou Brasil ao abismo

Luiz Henrique Mandetta , ex-ministro da Saúde, fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro em entrevista ao jornal britânico The Guardian, um dos mais importantes do mundo. Na reportagem, ele acusou Bolsonaro de levar os brasileiros a um "abismo mortal" por causa de seu egoísmo e sua posição anticientífica.

“É interessante como ele rejeita totalmente a Ciência e desdenha de todos que falam de Ciência. Ainda assim, quando houver alguma perspectiva de vacina, ele vai ser o primeiro a bater à porta da Ciência. Como se uma vacina fosse redimi-lo de sua marcha titubeante através da pandemia", afirmou o ex-ministro, que foi demitido em abril após uma série de desentendimentos com o presidente.

Para Mandetta, Bolsonaro faz política com a morte de milhares de brasileiros. "Ele conduziu o povo brasileiro para um desfiladeiro em marcha rápida e as pessoas caíram e morreram - e ter que reconhecer que isso foi um erro, que causou dor, acho que deve ser politicamente complicado para ele agora", aponta.

Ex-ministro da Saúde ataca Bolsonaro: 'levou Brasil ao abismo'

Atualmente o Brasil soma mais de 106 mil mortes por Covid-19, ficando atrás apenas dos EUA em número de casos e óbitos. Mesmo fora do ministério, Mandetta, que é considerado um possível candidato a presidência em 2020, opinou sobre o atual momento da pandemia, acreditando que ela deve se amenizar somente no fim de setembro.

"Espero que o líder que saia vitorioso em 2022 seja capaz de reconstruir a fábrica social quebrada do Brasil dando ao país um senso de unidade e aceitando que não é normal sair dizendo que brasileiros gostam de rolar no esgoto", declarou, lembrando a frase de Bolsonaro de que o brasileiro deveria ser estudado, pois mergulha no esgoto e não contrai nenhuma doença.

Pesquisa Datafolha divulgada ontem aponta que 47% dos brasileiros consideram que o presidente não tem qualquer culpa pelas mortes decorrentes da covid-19 no Brasil. Os que acham que Bolsonaro tem responsabilidade somam 52%. Desses, 11% os o veem como principal culpado e 41% avaliam que ele é um dos culpados, mas não o único. O instituto ouviu 2.065 eleitores pelo celular, nos dias 11 e 12 de agosto.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade