26 de Abril de 2024

Impeachment de Bolsonaro já integra conversas do STF

Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2021 - 09:30 | Redação

imagem
Impeachment de Bolsonaro já integra conversas do STF

O impeachment do presidente Jair Bolsonaro já integra a pauta de conversas do STF, mesmo durante o recesso da corte, segundo reportagem da revista Crusoé. Até meados do ano passado, essa situação era considerada implausível, de acordo com a publicação.

A reportagem perguntou ao ministro Marco Aurélio Mello se Jair Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade na gestão da pandemia.

Impeachment de Bolsonaro já integra conversas do STF

“Um erro sem má fé é perdoável. Agora, resta saber se houve ou não má fé. Temos que aguardar um pouco. Mas não foi bom para o Brasil , tanto que estamos com mais de 200 mil mortes ”, disse o ministro.

O presidente do tribunal, Luiz Fux, e o ministro Luís Roberto Barroso também enxergam o atual cenário com preocupação. A exemplo de Marco Aurélio, Barroso entende que existem indícios de crimes de responsabilidade , mas ainda acha que a saída mais adequada para a crise são as eleições de 2022.

Apesar disso, Barroso ressalta que não se oporia ao impeachment  Nem Fux, que como presidente do STF teria de conduzir o derradeiro processo no Senado, como fez o ministro Ricardo Lewandowski em 2016. Fux, porém, considera que as condições ainda não estão dadas – por ora, o governo tem margem para inviabilizar o afastamento do presidente a partir de uma eventual retomada da economia em 2021.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade