19 de Abril de 2024

Na ONU, Bolsonaro defende uso do tratamento precoce contra a Covid-19

Terça-feira, 21 de Setembro de 2021 - 06:46 | Redação

imagem
Na ONU, Bolsonaro defende uso do tratamento precoce contra a Covid-19

O  presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou há pouco na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e defendeu o uso do tratamento precoce - que não possui eficácia comprovada - no combate a pandemia do novo coronavírus. "Não entendemos por que muitos países se posicionaram contra o tratamento inicial. A história e a ciência saberão responsabilizar a todos", declarou.

Bolsonaro voltou a criticar o combate à pandemia. Contrariando orientações científicas, defendeu mais uma vez, como fez diversas vezes na pandemia, o tratamento precoce.

— Desde o início da pandemia, apoiamos a autonomia do médico na busca do tratamento precoce, seguindo recomendação do nosso Conselho Federal de Medicina. Eu mesmo fui um desses que fez tratamento inicial. Respeitamos a relação médico-paciente na decisão da medicação a ser utilizada e no seu uso off-label. Não entendemos porque muitos países, juntamente com grande parte da mídia, se colocaram contra o tratamento inicial. A história e a ciência saberão responsabilizar a todos.Ele voltou a dizer que brasileiros foram "obrigados" a ficar em casa por decisão de governadores, e por isso, perderam a sua renda. Mas tentou trazer para si o mérito de ter implantado o auxílio emergencial, aprovado pelo Congresso, para amenizar a crise.

Bolsonaro também se colocou contra o passaporte de vacinação, usado para a entrada em determinados locais mediante comprovação da imunização. O passaporte é adotado inclusive em Nova York, onde ocorre o evento. O presidente ainda não tomou a vacina contra a Covid-19.

— Apoiamos a vacinação, contudo o nosso governo tem se posicionado contrário ao passaporte sanitário ou a qualquer obrigação relacionada a vacina. Desde o início da pandemia, apoiamos a autonomia do médico na busca do tratamento precoce, seguindo recomendação do nosso Conselho Federal de Medicina.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade